Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Prefeitura e voluntários articulam projeto que distribui alimentos a moradores de rua em espaços comunitários

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Chamada, “Todos na Mesa”, a iniciativa está em fase de desenvolvimento

Foto: Divulgação / FAS

Com o objetivo de somar esforços e acolher as pessoas em situação de rua em espaços comunitários para a distribuição de refeições, a Prefeitura de Caxias do Sul apresentou, na última semana, o projeto “Todos na Mesa”.  

A iniciativa liderada pela Fundação de Assistência Social (FAS) e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), visa contar com a força e solidariedade dos inúmeros grupos que distribuem marmitas à noite pelas ruas da cidade.

“A gente tem muitas pessoas em situação de rua na cidade. Nós temos no município serviços que atendem a essas pessoas. Basta que a gente saia às ruas pra gente também ver inúmeros voluntários entregando marmitas na rua. O projeto Todos na Mesa vem justamente para que a gente se una, poder público e voluntariado, pra que a gente inverta essa lógica. Ao invés de a gente sair na rua entregando as marmitas, que a gente possa ter espaços na comunidade para que as pessoas em situação de rua venham até esse local. Justamente Todos na Mesa, porque todos têm o direito de fazer uma refeição com dignidade”, explicou a presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira, durante entrevista à Tua Rádio São Francisco.   

Katiane também explicou que o projeto tem a intenção de ampliar o atendimento para que, além de uma refeição com dignidade, as pessoas tenham também acesso a um suporte para as suas demandas nas demais áreas como documentação, encaminhamento para casas de passagem ou para serviços de saúde, reingresso ao mercado formal de trabalho, entre outros serviços.

A reunião que ocorreu na última semana, no Restaurante Popular, para a apresentação do projeto contou com as presenças do prefeito Adiló Didomenico; da diretora de serviços operacionais, Cristiane Bacelar Dorneles; do titular da Smapa, Rudimar Menegotto; dos diretores de Segurança Alimentar, Edson da Rosa e Cristina Fabian Gregoletto; do coordenador do projeto, Valder Schulze; do responsável pelo Restaurante Popular, Frei Jaime Bettega e de 22 lideranças de grupos de voluntários que distribuem alimentos.

Katiane explicou, durante a entrevista, que nos próximos dias ocorrerão outras reuniões para estruturar o projeto, para que ele possa ser posto em prática. Os interessados em serem voluntários ou em auxiliarem a iniciativa por meio de doações podem entrar em contato com Valder Schulze pelo telefone (54) 9.9106.0060.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais