Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Prefeitura e voluntários articulam projeto que distribui alimentos a moradores de rua em espaços comunitários

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Chamada, “Todos na Mesa”, a iniciativa está em fase de desenvolvimento

Foto: Divulgação / FAS

Com o objetivo de somar esforços e acolher as pessoas em situação de rua em espaços comunitários para a distribuição de refeições, a Prefeitura de Caxias do Sul apresentou, na última semana, o projeto “Todos na Mesa”.  

A iniciativa liderada pela Fundação de Assistência Social (FAS) e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), visa contar com a força e solidariedade dos inúmeros grupos que distribuem marmitas à noite pelas ruas da cidade.

“A gente tem muitas pessoas em situação de rua na cidade. Nós temos no município serviços que atendem a essas pessoas. Basta que a gente saia às ruas pra gente também ver inúmeros voluntários entregando marmitas na rua. O projeto Todos na Mesa vem justamente para que a gente se una, poder público e voluntariado, pra que a gente inverta essa lógica. Ao invés de a gente sair na rua entregando as marmitas, que a gente possa ter espaços na comunidade para que as pessoas em situação de rua venham até esse local. Justamente Todos na Mesa, porque todos têm o direito de fazer uma refeição com dignidade”, explicou a presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira, durante entrevista à Tua Rádio São Francisco.   

Katiane também explicou que o projeto tem a intenção de ampliar o atendimento para que, além de uma refeição com dignidade, as pessoas tenham também acesso a um suporte para as suas demandas nas demais áreas como documentação, encaminhamento para casas de passagem ou para serviços de saúde, reingresso ao mercado formal de trabalho, entre outros serviços.

A reunião que ocorreu na última semana, no Restaurante Popular, para a apresentação do projeto contou com as presenças do prefeito Adiló Didomenico; da diretora de serviços operacionais, Cristiane Bacelar Dorneles; do titular da Smapa, Rudimar Menegotto; dos diretores de Segurança Alimentar, Edson da Rosa e Cristina Fabian Gregoletto; do coordenador do projeto, Valder Schulze; do responsável pelo Restaurante Popular, Frei Jaime Bettega e de 22 lideranças de grupos de voluntários que distribuem alimentos.

Katiane explicou, durante a entrevista, que nos próximos dias ocorrerão outras reuniões para estruturar o projeto, para que ele possa ser posto em prática. Os interessados em serem voluntários ou em auxiliarem a iniciativa por meio de doações podem entrar em contato com Valder Schulze pelo telefone (54) 9.9106.0060.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais