Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Notícias da Hora
09:05:00
 
 

Prefeitura avalia soluções para o combate à estiagem

Baixar Áudio por Clayton Camargo

Preocupação principal, no momento, é com os prejuízos no interior

Foto: Arquivo / Agência Brasil / EBC

Ainda que com dados preliminares, mas diante das manifestações de comunidades do interior, a Prefeitura de Caxias do Sul acionou um grupo de secretários para avaliar, monitorar e apresentar medidas de combate à estiagem, que já está causando prejuízos aos cultivos agrícolas e dificultando o armazenamento de água para consumo humano e para os animais. Visando ter um retrato fiel das dificuldades, o prefeito Adiló Didomenico, que retorna ao comando do Executivo na manhã de segunda (03/01), conduzirá reunião à tarde com esse grupo de secretários e subprefeitos para a definição das medidas de auxílio aos agricultores. Dentre elas, a possível decretação do estado de emergência, seguindo o que já fizeram mais de 70 municípios gaúchos. (Ouça a Notícia)

De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, este é o terceiro ano seguido de estiagem, o que torna a situação ainda mais difícil. Também é preocupante a situação de a falta de chuvas ocorrer ainda no final do ano, o que tem levado produtores a antecipar a colheita de algumas variedades, que estão definhando em função do excesso de calor.

Menegotto destacou também que algumas propriedades deverão ter falta de água para consumo animal nos próximos dias, pois os açudes estão secando. Afirma que, mesmo com a chuva prevista para a primeira semana de janeiro, ela será insuficiente para aumentar a vazão nas nascentes. O secretário comentou sobre algumas medidas que deverão ser tomadas.

A situação do abastecimento urbano, no momento, é de normalidade. As barragens seguem com níveis de armazenamento adequados, mas em queda, decorrência do consumo em alta e do baixo volume de água liberado pelas nascentes dos mananciais. Mesmo diante do quadro favorável, o presidente do Samae, Gilberto Meletti, apela à população para que o consumo seja consciente e moderado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais