Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Proposta da criação da terceira safra deverá ser apresentada pelo governador em exercício

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Levantamento aponta que no verão, o RS planta mais de 7 milhões de hectares e, no inverno, pouco mas de 1 milhão
Foto: Reprodução/Internet

Devido a compromissos oficiais do governador Eduardo Leite fora do Rio Grande do Sul e das férias do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, assumiu o cargo de governador em exercício, na manhã desta segunda-feira. Ele, que encerra seu mandato como presidente do Legislativo Gaúcho na próxima semana, fica à frente do Poder Executivo até esta quarta-feira, 27/01, quando Leite reassume o cargo.

Na agenda do governador em exercício está o lançamento da proposta que objetiva criar a terceira safra agrícola no Estado. O objetivo do projeto de criação da terceira safra gaúcha é fomentar a produção de grãos no inverno, a partir de estudos técnicos realizados pela Embrapa. O assunto já havia sido antecipado na programação da Tua Rádio Alvorada pelo ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra. O marauense, que recentemente deixou a presidência da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), lidera o movimento que incentiva a criação da terceira safra gaúcha, fomenta a produção de grãos de inverno e visa a retomada da competitividade do Rio Grande do Sul no abate de aves, suínos e na produção de leite.

Conforme Turra, que deve se pronunciar por ocasião do lançamento da proposta, a convite do governador em exercício,  o estado gaúcho - e também Santa Catarina, tiveram queda significativa na produção avícola ao longo dos últimos 15 anos, em função dos altos custos de produção, especialmente da alimentação.  A comparação é feita, segundo Turra, com estados do centro-oeste e com o Paraná que já tem três safras – no caso, são duas de grãos  de verão por ano, o que torna o estado um dos principais produtores de alimentos do Brasil. Ainda de acordo com ele, o movimento tem a participação da Embrapa Trigo, de Passo Fundo e Embrapa Aves e Suínos, de Concórdia, sendo que competirá à empresa brasileira, ser a fornecedora da tecnologia para as culturas alternativas de inverno, como centeio aveia, cevada, triticale e trigo, por exemplo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais