Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Sol e pouca chuva garantem nível excelente de doçura das uvas, afirma Emater

por Ana Lúcia Jacomini

Emater divulga informativo de culturas e produções de verão

Produtividade deverá se manter próxima de oito toneladas por hectare
Foto: Divulgação/Emater

A qualidade da uva nesta safra está chamando a atenção de produtores e consumidores. De acordo com a Emater, a pouca chuva e a incidência de sol têm levado a fruta a níveis de doçura considerados excelentes, garantindo a venda a bons preços. Conforme o mais recente Informativo Conjuntural da entidade, divulgado nesta quinta-feira, a região de Frederico Westphalen, com videiras irrigadas, apresenta desempenho que supera a média da região. A produtividade dos parreirais gaúcgos deverá se manter próxima de oito toneladas por hectare.

SOJA

As chuvas ocorridas nestes últimos dias foram benéficas à cultura da soja em desenvolvimento no Rio Grande do Sul. Avançou o percentual de lavouras em fase reprodutiva, com 37% delas em floração e 10% em enchimento de grãos, estas localizadas mais ao Noroeste do Estado, e 53% continuam em germinação e desenvolvimento vegetativo. Os dados também foram divulgados pela Emater.

MILHO

Ainda de acordo com a Emater, a colheita do milho no Rio Grande do Sul chegou a 18% da área implantada com a cultura. As condições climáticas de chuvas em todas as regiões beneficiaram as lavouras, que estão em diversas fases de desenvolvimento. O plantio chega a 97% da área total prevista e 18% da área cultivada já está colhida, 20% está em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, 15% em floração, 25% em enchimento de grãos e 22% em maturação.

PISCICULTURA

Os níveis de água dos açudes têm sido suficientes para manter a qualidade da água em patamares adequados para as espécies cultivadas. As temperaturas favoreceram o desenvolvimento dos peixes. Segundo os dados da entidade, na região de Passo Fundo, foram observados casos pontuais de morte de peixes causados por lérnia e doenças oportunistas associadas. Na de Santa Rosa, alguns produtores vêm realizando a despesca, a fim de atender a demanda de pescado pelo mercado consumidor local. Não houve registro de mortalidade de peixes no período.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais