Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Entenda o processo de pesquisa agroclimática, que ajuda o agricultor a produzir com mais segurança

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria

Foto: Reprodução / Embrapa

O ano de 2020 foi de muito trabalho e preocupação para o trabalhador rural da região, e as condições climáticas certamente fizeram parte de todo esse processo. Nesta quarta - feira, 16/12, a Tua Rádio Alvorada recebeu, Genei Dalmago, pesquisador na área de condições agroclimáticas da Embrapa Trigo de Passo Fundo. A Embrapa, explica ele, junto com o Instituto Nacional de Meteorologia mantém uma estação que coleta dados para diversos setores associados, inclusive, as questões agrícolas, com o objetivo de estabelecer uma melhor relação entre a necessidade das espécies e aquilo que o clima e o ambiente proporcionam. 

Os resultados da pesquisa apresentam o melhor momento para o plantio na intenção de buscar o melhor rendimento para a planta. O objetivo principal, esclarece o pesquisador, é fazer com que a atividade agrícola, a assistência técnica e o produtor estejam cientes dos riscos de produção e que com isso consigam trabalhar de forma a reduzir os riscos de erro. De acordo com Genei, eliminar as chances de erro é quase impossível, até porque a relação de tempo e clima não são completamente dominados. 

O trabalho é realizado para levar mais informações ao agricultor, porém, o proprietário é livre para realizar ou não as atividades como o aconselhado pelo pesquisador, como explica Genei, o que acontece muitas vezes é que o agricultor toma decisões baseadas em outros fatores que não estão ligados a pesquisa realizada pela Embrapa, e este não é um comportamento considerado incorreto. 

Falando um pouco sobre o atual e futuro comportamento climático, Genei destaca que as chuvas esporádicas que vêm sendo registradas  são comuns para a estação e relembra o período de la ninã pelo qual passamos, que tem o volume menor de chuvas como característica.  O pesquisador não descarta a possibilidade de  mais um período de estiagem e falta de água, pois nos meses de dezembro e janeiro, é comum que as plantas necessitem de um volume de água maior do que a chuva deste período proporciona. 

Para o próximo ano, Genei aponta que é difícil saber o que irá acontecer a longo prazo, porém, o que se espera é que a assistência técnica e os agricultores façam um planejamento estratégico, a fim de reduzir os efeitos das possíveis adversidades do ano. Segundo ele, trabalhar com um tempo maior de preparação é mais vantajoso do que pensar em ações a curto prazo. 
 

A entrevista completa com Genei Dalmago está disponível no áudio da matéria. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais