Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Santa Lúcia do Piaí e Ana Rech recebem campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos neste início de semana

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Ação de responsabilidade social e ecológica ocorre nesta segunda e terça-feira

Foto: Divulgação / EBC

O descarte correto das embalagens de agrotóxicos é um procedimento importante para a preservação da natureza e proteção da saúde de quem lida com o material. Por isso, nesta segunda-feira e terça-feira (18 e 19/11) ocorre em Caxias do Sul a campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos.

A entrega dos recipientes pode ser feita em dois pontos: nesta segunda-feira, das 13h às 16h30 em Santa Lúcia do Piaí, no Campo do Botafogo; e na terça-feira (19) em Ana Rech, das 8h às 16h, no Posto Rota do Sol.

O engenheiro agrônomo e diretor da Reversa Agro, empresa especializada em consultoria para descarte de resíduos agropecuários, Marcelo Lerina, destaca que a campanha cumpre requisitos da lei dos agrotóxicos: “Ela é de fundamental importância porque atende as responsabilidades legais que existem na lei dos agrotóxicos, tanto para os agricultores quanto para os comerciantes de defensivos agrícolas. Além de atender a legislação a importância é evitar que esse resíduo plástico contaminado com agrotóxico fique no meio ambiente ou seja mal destinado”.

Marcelo também salienta que o sistema de logística reversa de resíduos agrotóxicos começou em 2002: “A partir do decreto 4.074/2002, foi fundado o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que representa as indústrias de agrotóxicos. E esse instituto foi fazendo parcerias com associações de comerciantes para fazer as unidades de recebimento de embalagens de agrotóxicos. Então, aqui no Rio Grande do Sul, nós temos nove centrais de recebimento que vão receber esse material das coletas volantes. Nessas centrais os materiais são separados por tipo, são compactados e quando formam cargas de 13 toneladas eles são enviados para os destinos”.       

Segundo o engenheiro, 90% dos materiais recolhidos são reciclados e transformados em novos artefatos como embalagens de agrotóxicos novamente e canos de esgoto.

Os 10% que não são aproveitados são encaminhados para a incineração.

Antes de levar as embalagens até os pontos de coleta o agricultor precisa tomar alguns cuidados: “Assim que a embalagem é totalmente esvaziada deve receber o processo da tríplice lavagem. As embalagens devem ser perfuradas para não serem reutilizadas e devem ser totalmente esgotadas, não podem ser entregues com líquidos. O agricultor deve contar essas embalagens pra facilitar a confecção do comprovante de entrega”.

É necessário levar o número de CPF ao fazer a devolução, para que seja preenchido no comprovante de entrega. Mais informações pelo telefone (51) 9 9687.9977.

Ouça no link acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais