Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Marauenses são contemplados no Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural

por Taliane Radaelli

Seis proprietários rurais tiveram seus projetos de cisternas aprovados

Foto: Divulgação

Seis produtores marauenses tiveram seus projetos de cisternas aprovados e serão beneficiados pelo Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural.  Como destaca a chefe do escritório da Emater de Marau, Edvane Ferro, os projetos começaram a ser desenvolvidos na primeira semana de fevereiro entre Emater e produtores.

Inicialmente, explica Edvane, foi feito um levantamento das propriedades que registraram perdas e dificuldades de produção devido a falta de água, após foram realizadas visitas prévias, relatórios fotográficos e demarcação da área onde seriam instaladas as cisternas.  Todo o levantamento foi encaminhado ao Conselho Agropecuário do Município, que avaliou e selecionou os produtores que seriam contemplados. Só então os projetos foram encaminhados ao Governo do Estado. 

Foram contemplados, dois produtores da Comunidade de Gramadinho, dois da Comunidade do Carrascal, um de São Paulo da Cruz e um da Comunidade de São Bráz. Os produtores não receberão nenhum recurso financeiro, cada um dos projetos contempla a instalação de duas caixas d’água de 15 mil litros cada, sobre uma base de concreto dimensionada pelos técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A  contrapartida do produtor será a instalação de calhas e canos que conduzem a água até as cisternas. 

Como destaca Edvane, a intenção é coletar a água da chuva para posterior utilização na dessedentação dos animais e na microirrigação, como é o caso da fruticultura e da olericultura. O estado não estipulou um prazo específico para a entrega das obras ao produtor, pois ainda precisa realizar o processo licitatório de escolha das empresas que irão realizar o trabalho. 


Tenha as informações de Marau e região mais perto de você, fazendo parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp, recebendo em primeira mão as notícias  produzidas pela nossa central de conteúdos. Para isso é só clicar na palavra AQUI. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI). E não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube (CLICANDO AQUI). Tua Rádio Alvorada, a rádio do teu tempo!

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais