Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Plantio do trigo avança e chega a 26% do total previsto para o RS

por Aldoir Santos

Na região dos Campos de Cima da Serra a semeadura de trigo ocorre em julho

Foto: Divulgação

A semana passada se mostrou favorável ao avanço da semeadura das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Norte do Estado, onde se concentra a maioria das lavouras destinadas à cultura, é o que aponta o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar.

Com a umidade do solo em nível ideal, informam os técnicos da Emater/RS-Ascar, os produtores puderam intensificar o plantio e evoluíram para mais de 50% da área prevista para o trigo em regiões importantes, como Ijuí e Santa Rosa. No entanto, em nível estadual, o percentual atinge 26% do total previsto, ficando atrás da média para o período, que é de 29%. As áreas implantadas anteriormente apresentam boa germinação, stand de plantas adequado e desenvolvimento inicial satisfatório. As últimas áreas destinadas à cultura estão sendo dessecadas.

Na área do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, que compreende as regiões Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí, as estimativas iniciais de plantio não estão se confirmando, reduzindo ainda mais área ocupada pela cultura na região. Dados atuais estimam em 30% a redução de área. O mesmo cenário é reportado pelo Regional de Santa Rosa, onde se observa uma redução de 10 a 20% na área em relação ao ano passado.

Emater

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais