Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Governo incluirá 800 famílias em programa de financiamento à agricultura

por Aldoir Santos

As inscrições da 17ª Feira da Agricultura Familiar na Expointer 2015 vão até dia 17 de julho

As cadeias produtivas vinculadas à agricultura familiar representam 27% do PIB do Rio Grande do Sul. Dos 441 mil estabelecimentos rurais gaúchos, 378 mil são familiares. Deste total, 2.420 estão cadastrados nas Regionais da Emater-Ascar/RS, mas apenas 728 estão inseridos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF).Por isto, o objetivo do governo do Estado para 2015 é possibilitar acesso ao financiamento do PEAF a mais 800 famílias, conforme meta do Acordo de Resultados da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR). Além de financiamento, a inclusão no programa certifica produtos com o selo de origem Sabor Gaúcho e habilita a participação em exposições como a 17ª Feira da Agricultura Familiar, que vai ocorrer durante a 38ª Expointer, de 29 de agosto até 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Inscrições abertas

As inscrições da 17ª Feira da Agricultura Familiar na Expointer 2015 vão até dia 17 de julho. Os interessados devem estar inseridos no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (PEAF) e preencher ficha disponível nas entidades parceiras: Emater-Ascar/RS, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fetag/RS, Fetraf/RS, Coceargs e Via Campesina. A mostra é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, sustenta que o PEAF transforma a produção, agregando valor aos produtos e fortalecendo mercados locais e regionais. "A agroindústria familiar proporciona a independência do produtor e impulsiona o desenvolvimento do Estado", afirma Minetto. 

O diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da SDR, Dionatan Tavares, diz que a forte tradição do Estado na produção de alimentos artesanais e coloniais e a crescente demanda por alimentos locais reforçam a importância de promover o evento. Segundo Tavares, a expectativa para 17ª Feira da Agricultura Familiar na Expointer 2015 é que a comercialização aumente 10% em relação ao R$ 1,9 milhão negociados na edição passada, a exemplo do que ocorreu nas feiras já realizadas no primeiro semestre deste ano, como a Expodireto de Não Me Toque e Expoagro Afubra de Rio Pardo. 

Informações do governo do estado

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais