Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Projeto 'Jovem na Zona Rural' realiza visitas em propriedades de Flores da Cunha

por Ivan Sgarabotto

Algumas propriedades visitadas, são gerenciadas por jovens que deram continuidade no trabalho da família, resultando na permanência no interior

O projeto 'Jovem na Zona Rural' desenvolvido no município de Flores da Cunha pelo terceiro ano consecutivo, tem como objetivo preparar os jovem residentes no interior para a escolha profissional,  proporcionando conhecimentos para evitar o êxodo rural. Este ano, o projeto que iniciou em maio, está trabalhando com 54 alunos dos 9ºs anos ou das escolas Tiradentes, Antônio de Souza Neto, Francisco Zilli, Rio Branco e Benjamin Constant, no contraturno de aula.

O projeto, que também consiste em apresentar aspectos da agricultura em geral, profissões ligadas ao ramo, problemas encontrados no setor e vantagens de permanecer no interior, dá enfoque para a gestão da propriedade.

Durante a última semana, a prefeitura, por meio das secretarias de Agricultura e Abastecimento e Educação, Cultura e Desporto, proporcionou aos alunos visitas em propriedades rurais que trabalham com os mais diversos ramos: agroindústria, vinícola, citricultura, olericultura, para conhecerem o funcionamento, a gestão, trocarem idéias e esclarecerem dúvidas.

Algumas propriedades visitadas, são gerenciadas por jovens que deram continuidade no trabalho da família, resultando na permanência no interior. Outras, durante a visita, deram destaque para maneiras de ampliar a lucratividade: produtos 100% orgânicos, que não precisam de herbicidas, e que tem preço agregado; mão de obra em família,  produzindo menos e com mais qualidade, também agregando valor; diversificação de produtos que resulta em mais de uma renda em uma única propriedade.

A partir das experiências vivenciadas e do conhecimento adquirido, cada escola realizará um projeto em cima de um tema principal (hortaliças, citrus orgânico, pêssego, vitivinicultura) no qual elaborarão a gestão da propriedade. No dia 26 de outubro, haverá a apresentação dos trabalhados desenvolvidos e lançamento do jornal 'Jovem na Zona Rural', que irá trazer relatos do que foi realizado em aula.

O projeto 'Jovem na Zona Rural' é desenvolvido pelas secretarias de Agricultura e Abastecimento e Educação, Cultura e Desporto, juntamente com a Emater, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Cooperativa Sicredi e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais