Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Palestras técnicas visam qualificar viticultores em Fagundes Varela

por Eduardo Cover Godinho

Evento aconteceu no Clube dos Motoristas e contou com a participação de cerca de 20 pessoas

Foto: Emater/Ascar-RS

A fim de qualificar os viticultores no cultivo da videira, a Emater/RS-Ascar promoveu duas palestras técnicas em Fagundes Varela. O evento aconteceu no Clube dos Motoristas e contou com a participação de cerca de 20 pessoas.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, no ano passado a Instituição realizou um diagnóstico da realidade das famílias viticultoras do município, onde foram identificadas as dificuldades com relação à atividade de produção de uvas. A partir dos resultados do diagnóstico, foram planejadas ações para qualificar os viticultores tecnicamente, a fim de que possam melhorar a renda obtida com a atividade.

A primeira palestra da tarde foi sobre Declínio e Morte de Videiras – Importância das Doenças de tronco, com o Doutor Marcus André Kurtz Almança, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Bento Gonçalves. Almança abordou o complexo de doenças que ocorrem no tronco da videira, que são causadas por diversos fungos e podem levar as plantas à morte. De acordo com ele, as principais vias de entrada dessas doenças, como as mudas contaminadas, os ferimentos causados pelas podas e que ficam expostos, e as ferramentas não desinfectadas e contaminadas, que transmitem as doenças de uma planta para outras, são questões que devem ser manejadas com cuidado, para evitar a ocorrência dessas doenças, que podem ocasionar o declínio das videiras.

Em seguida, o assistente técnico regional em Fruticultura da Emater/RS-Ascar, Enio Todeschini, falou sobre Tratamentos Adequados das Frutíferas, com destaque à viticultura. Todeschini discorreu sobre os princípios ativos e as formulações dos produtos usados nos tratamentos fitossanitários pelos agricultores, bem como os cuidados com as dosagens e os excessos de tratamentos que podem prejudicar o parreiral.

Essa foi a segunda atividade coletiva realizada neste ano para qualificar os produtores de uva do município, que vêm sendo acompanhados pela Extensão Rural e Social. No início de junho, o manejo da adubação na cultura da videira foi outro tema abordado como parte do projeto, também com representantes de cerca de 20 famílias que atuam na atividade em Fagundes Varela.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais