Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Determinação da Secretaria da Agricultura adiando eventos com cavalos causa surpresa nos tradicionalistas da região

por Davi Trintinaglia

Evento em Vila Flores precisou ser adiado

Foto: Divulgação

Os tradicionalistas da região foram pegos de surpresa com a determinação da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, após o órgão detectar um caso de mormo na cidade de Rolante na terça-feira, 2 de junho. Neste final de semana, aconteceria em Vila Flores o 1º Encontro dos Amigos do Laço, mas o evento teve que ser adiado.

Conforme o patrão do CTG Querência das Flores, Volmir Rodrigues da Silva, esse seria a maior torneio de laço já promovido pela entidade e competidores de diversas cidades do Estado já tinham confirmado a participação. Os preparativos começaram ainda em janeiro deste ano.

A determinação da SEAP diz que todos os equídeos só podem transitar no Estado com apresentação de exame negativo da doença, com validade de 60 dias. A instrução indicava que devem ser suspensos os eventos nos quais essa determinação não puder ser atendida. O Mormo é uma doença infecto-contagiosa dos equinos, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. Considerando que a enfermidade é infecciosa e de caráter zoonótico, a Secretaria busca sanear o foco.

Ouça a entrevista com o patrão do CTG Querência das Flores, Volmir Rodrigues da Silva.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais