Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Determinação da Secretaria da Agricultura adiando eventos com cavalos causa surpresa nos tradicionalistas da região

por Davi Trintinaglia

Evento em Vila Flores precisou ser adiado

Foto: Divulgação

Os tradicionalistas da região foram pegos de surpresa com a determinação da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, após o órgão detectar um caso de mormo na cidade de Rolante na terça-feira, 2 de junho. Neste final de semana, aconteceria em Vila Flores o 1º Encontro dos Amigos do Laço, mas o evento teve que ser adiado.

Conforme o patrão do CTG Querência das Flores, Volmir Rodrigues da Silva, esse seria a maior torneio de laço já promovido pela entidade e competidores de diversas cidades do Estado já tinham confirmado a participação. Os preparativos começaram ainda em janeiro deste ano.

A determinação da SEAP diz que todos os equídeos só podem transitar no Estado com apresentação de exame negativo da doença, com validade de 60 dias. A instrução indicava que devem ser suspensos os eventos nos quais essa determinação não puder ser atendida. O Mormo é uma doença infecto-contagiosa dos equinos, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. Considerando que a enfermidade é infecciosa e de caráter zoonótico, a Secretaria busca sanear o foco.

Ouça a entrevista com o patrão do CTG Querência das Flores, Volmir Rodrigues da Silva.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais