Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Cerveja elaborada com pinhões agrega valor

por Maria de Fátima Zanandrea

Pinhão, semente da araucária, é coletada em áreas sustentáveis

Pinhão sustentável
Foto: Divulgação

Uma novidade vem do Paraná. Trata-se de cerveja feita de pinhões, coletados de acordo com padrões sustentáveis que protegem a Floresta com Araucárias. A bebida é produzida com insumos do Araucária+, iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), de SC.

O objetivo dessa iniciativa é conservar a floresta agregando valor aos produtos extraídos dela – como o pinhão, que é a semente da araucária e a erva-mate, planta nativa dessa ecossistema e a partir da qual são feitas várias bebidas consumidas em todo o país.  

A iniciativa beneficia os produtores que seguem o padrão sustentável indicado, que inclui orientações de coleta das pinhas, entre ouras ações de manejo responsável das áreas naturais das propriedades.

Guilherme Karam,  coordenador de estratégias de conservação da Fundação Grupo Boticário, explica que a iniciativa atua tanto na cadeia produtiva do pinhão como também da erva-mate e possui papel fundamental em mostrar que é possível unir conservação e geração de renda. “Os produtores que se comprometem a seguir os padrões sustentáveis, como não realizar queimadas nem extrair as pinhas verdes, recebem cerca de 30% a mais pelo quilo do pinhão, além de contribuir para a redução do impacto gerado nas florestas nativas”, completa Karam.

Outra medida importante citada por Karam é que os produtores devem deixar 20% das pinhas nos pinheiros para não prejudicar a disponibilidade de pinhão para aves e roedores. Essa atitude também permite a regeneração natural da floresta.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais