Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

As cebolas roxas caipira do Frei Avelino Bordignon

Miguel Debiasi

 

A pessoa é apenas neste mundo uma presença transitória. Essa afirmação leva a muitas interpretações, como da inutilidade do mundo e o resultado mais negativo é a perda da paixão pela vida. A afirmação leva também a interpretação da relação entre Deus e o homem e o mundo, o resultado é a busca pela essência da vida. A filosofia e a teologia ao articularem intelecto e fé fomentam a consciência na perspectiva dos melhores resultados para a vida humana, para o mundo e para Deus.

Santo Tomás de Aquino (1221-1274) é considerado o maior filósofo e teólogo da Idade Média (476-1453 d.C.). Soube como nenhum outro pensador articular razão e fé, filosofia e teologia. No centro de sua reflexão filosófica e teológica está Deus. Na compreensão de Deus pode-se fazer um discurso sobre o homem e o mundo. O principal dever da vida deve-se a Deus, cada palavra, ação, sentido das coisas vem dele. As coisas tem uma razão de ser e nelas há filosofia e teologia. Filosofia e teologia não exaure tudo o que se pode dizer ou conhecer e nos indicam a necessidade da colaboração da fé.

O filósofo e teólogo Santo Alberto Magno (1206-1280), articulou cinco diferenças entre o conhecimento filosófico de Deus e o conhecimento teológico. A primeira, é que, no conhecimento filosófico, utiliza somente a razão, ao passo que, com a fé, se vai além da razão. Segunda, a filosofia parte de premissas que devem ser conhecidas por si mesmas, ou seja, imediatamente evidentes, ao passo que na fé há um lumen infusum, ou a infusão de luz, que reflui sobre a razão abrindo-lhe perspectivas de compreensão. Terceira, a filosofia parte da experiência das coisas criadas, enquanto a fé parte de Deus revelado. Quarta, a razão não diz o que é Deus, mas a fé o diz, dentro de certos limites. Quinta, a filosofia é procedimento puramente teórico, ao passo que a fé comporta processo intelectivo-afetivo, porque envolve a existência do homem no amor de Deus.

Pelas áreas de conhecimento da filosofia e da teologia conclui-se que a compreensão das coisas não é única, mas dupla, e as soluções também distintas. Se olharmos para a questão da criação do mundo, podemos dizer: o filósofo argumenta que o mundo pode ter começado por um movimento por autogeração ou admitir ideia da criação como ato de seu Criador, da qual parte a teólogo. O filósofo diz tudo o que pode ser tido pela razão e o teólogo pode dizer tudo o que pode ser tido pela fé, porém, nunca chegando ao termo conclusivo. Filósofo e teólogo são estudiosos de tudo que envolve a natureza/universo como um todo e podem chegar à Causa primeira da sua existência – o Criador. Filosofia e teologia entrevem na natureza/universo seu Criador e buscam verdades, conhecimentos e indicam perspectivas de evolução humana e do mundo.

Na capacidade do intelecto e da fé argumentam a filosofia e a teologia que em tudo e em todos há conhecimentos. O produtor de cebola usa de conhecimento agroecológico para produzi-la. Seu conhecimento fica evidente desde a preparação da terra para semeadura, da quantidade de adubo a ser aplicado, do correto manejo das mudas, dos cuidados para seu desenvolvimento, para colheita da safra e comercializa-la. Ainda que o produtor não consiga descrever esse conhecimento de forma lógica e sistemática, mas tem os saberes do processo de produção.

Frei Avelino Bordignon é identificado pela comunidade da região de Veranópolis (RS) como o ‘frei das cebolinhas’. É um exímio produtor de mudas de cebola roxa caipira. Todo ano dispõe de milhares de mudas de cebola roxa caipira a população da região. Com noventa um anos de idade frei Avelino prepara as sementes, terreno, sementeira, ergue os canteiros, observa o movimento da lua com suas fases e a umidade da terra. Com o conhecimento desse processo preparatório e das condições climáticas lança a semente manualmente com espaçamento entre linhas, acompanha seu crescimento e depois dispõe as mudas para o plantio.

O trabalho agroecológico de frei Avelino tem razão de ser reconhecido e divulgado. A produção de cebolas do frei Avelino é diferenciada porque acata os princípios da ecologia integral e as formas de sustentabilidade dos ecossistemas. O diferencial começa com a produção das sementes de cebolas, que é por uma seleção natural, é uma espécie nativa que deriva sua genética sem mutação artificial. Todo processo preparatório da semente e produção de mudas atende seu percurso natural do ecossistema, sem uso de agrotóxicos e de qualquer produto químico. Nessa observância destes princípios ecológicos as sementes são lançadas em semeadura direta e aprontadas as mudas em escala ficando a disposição da população entre os meses de junho e agosto. Em seu método de produção de mudas de cebolas roxas caipiras há lógica, ciência e sabedoria filosófica. Na semente lançada a terra há confiança na espera da atuação da bondade de Deus, nisso há conteúdo para uma verdadeira teologia da natureza, uma ecoteologia.

As pessoas que buscam as mudas das cebolas dizem: as cebolinhas do frei Avelino são um “santo remédio” que: auxilia no emagrecimento, combate gripe, resfriados, hipertensão, envelhecimento precoce, entupimento das veias e artérias, protege o coração de coágulos, melhora a circulação sanguínea, regula as taxas de colesterol, controla a diabete, possui alto teor de vitaminas A, C, E, previne de câncer e possui outras substâncias benéficas à saúde. O ‘santo remédio’ pode ser servido diariamente nas diversas receitas nutricionais. Eu que me alimento diariamente das cebolas do frei Avelino tenho um privilégio nutricional, ela abre o apetite e rejuvenesce as energias humanas.

 

Sobre o autor

Miguel Debiasi

Frade da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Mestre em Filosofia (Universidade do Vale dos Sinos – São Leopoldo/RS). Mestre em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC/RS). Doutor em Teologia (Faculdades EST – São Leopoldo/RS).

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais