Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Bandeira única e prazo para o fim do distanciamento controlado estão entre as demandas dos prefeitos ao governo estadual

Baixar Áudio por Camila Agostini

Acompanhe a íntegra de entrevista com o prefeito Iura Kurtz no player de áudio

Possíveis mudanças no modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul têm motivado discussões entre os prefeitos do estado, depois que o governador Eduardo Leite sinalizou a possibilidade de dar mais autonomia aos gestores municipais no momento de colocar em prática os protocolos de bandeiras, que classificam o risco de contaminação pelo novo coronavírus. Muitos entendem como uma alternativa positiva; outros já observam essa iniciativa do governador como uma maneira de delegar responsabilidades que deveriam permanecer sob o cuidado da gestão estadual.

Na região da Associação dos Municípios do Planalto - AMPLA o debate ganha unanimidade quanto a determinadas alterações que os prefeitos entendem ser necessárias. É o que afirmou, em entrevista à Tua Rádio Alvorada, o prefeito de Marau, Iura Kurtz. Como afirma o prefeito, tanto na região da AMPLA, quanto na da AMESNE – Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, que são as associações de municípios às quais Marau faz parte, há consenso com relação a mudanças como a implantação de uma bandeira única para todo o estado, a regionalização das internações e o anúncio de um prazo para o fim do modelo de distanciamento controlado em vigência.

“No documento encaminhado ao Governo do Estado, está proposto, a partir de um entendimento de todos os prefeitos da região, mudanças no formato do distanciamento como um todo. Propusemos a revogação do modelo atual e que se construa outra alternativa, e que cada região que entender necessário, tome medidas mais restritivas. Ao mesmo tempo, sabemos que é importante preservar grupos de risco, o uso da máscara e a não aglomeração. Mas sem penalizar setores”, destacou Iura.

A entrevista completa com o prefeito Iura Kurtz você acompanha no player de áudio ou, com imagens, neste link.

Nessa quinta-feira, 30/07, o Governo do RS lançou o site Melhor Hora. O propósito é ampliar informações sobre a movimentação em estabelecimentos comerciais para evitar momentos em que haja aglomerações.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais