Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Radar das Eleições: Solidariedade conversa com lideranças comunitárias e empresariais para o Legislativo

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Ainda no sexto episódio: Neri, O Carteiro, não é nome certo para o Executivo caxiense

Foto: Solidariedade/Divulgação

O Solidariedade é o sexto partido a falar das prospecções para 2020 no quadro “Radar das Eleições”. Desde o início do ano, a sigla efetua reuniões mensais com o objetivo de preparar os pré-candidatos ao Legislativo de Caxias do Sul. A legenda já possui quase o número máximo de postulantes ao cargo. Os encontros também servem para ouvir as opiniões dos cerca de 600 filiados sobre o pleito eleitoral.

As movimentações vão além das conversas internas, o partido quer estabelecer nomes fortes para a Câmara de Vereadores. A ideia é ter uma bancada com mais duas pessoas, pois Tatiane Frizzo é a única representante na casa. A estratégia é conversar com lideranças comunitárias e uma parte do empresariado da cidade que tenham nomes influentes. A afirmação é do presidente municipal do Solidariedade, Márcio Tadeu Amaral.

“Temos a estratégia de conversar com lideranças comunitárias e nomes influentes, que estão se filiando ao nosso partido. Procuramos ideias parecidas com a nossa e que pensem em ajudar quem precisa, por meio de leis e da política do bem. O desejo é continuar trazendo essas lideranças, além de empresários. Temos diversos representantes de classes.”, diz.

Prefeitura sem Neri, O Carteiro?

Os objetivos ainda alcançam a Prefeitura caxiense. A legenda pretende lançar um nome a chapa majoritária e realiza conversa com outros partidos por esse propósito. A sigla tem no deputado estadual, Neri, O Carteiro, o principal representante, o que poderia levar ele a ser um forte candidato ao Executivo. Tadeu admite que o político tem um nome consistente, porém sua candidatura não é a única especulada. Discussões para vice-prefeito também chegam no Solidariedade.

“A nossa projeção, não necessariamente com o nome do deputado Neri [O, Carteiro], é iniciar uma série de conversas com outros partidos para ter um candidato a prefeito ou pelo menos uma indicação de algum componente do partido a vice [-prefeito]. Já estamos em tratativas. A ideia é participar da eleição majoritária.”, revela.

Os diálogos alcançam quase todos os partidos, menos os ligados à esquerda caxiense por questões ideológicas.

“Estamos conversando com a maioria dos partidos. Por uma questão ideológica, não falamos ainda com as siglas de esquerda. A gente não tem problema de dialogar com ninguém.”, reforça.

Todo partido que intenta o Executivo possui um plano de governo. Até janeiro de 2020, o Solidariedade planeja a montagem do projeto, uma vez que estão em negociação com outras siglas e preferem a finalização dessa parte, programada para ocorrer até o final do ano. Mesmo sem essa fase efetuada, Tadeu reforça que o foco principal do partido será em saúde, segurança e educação.

“Nosso ideal partidário é fazer uma política do bem e com pessoas honestas que tentem ajudar as pessoas onde mais precisam. Hoje em dia, é até difícil falar, porque é tão batido o assunto, mas a saúde, a educação e a segurança são o que todos pedem e precisam. São questões básicas para nosso partido. Esse seria nosso foco principal.”, coloca.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais