Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Calor e chuva permanecem no Rio Grande do Sul na próxima semana

por Pablo Ribeiro

Há risco de novos temporais, associados a rajadas de vento, descargas elétricas e granizo

Foto: Divulgação

A próxima semana permanecerá com temperaturas altas e chuva intensa em algumas regiões do Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação.


No sábado (29), durante a tarde o tempo permaneceu seco e com temperaturas próximas de 30°C em algumas regiões.

No domingo (30), o sistema segue se deslocando e a previsão é de chuvas e temporais, ainda com chuvas potencialmente fortes entre o Sul e o Oeste gaúcho. Na segunda-feira (1º), o tempo permanece instável com chuvas em todas as regiões e ainda com potencial para temporais. Os prognósticos indicam que o mês de outubro será chuvoso no estado.

Conforme o Boletim Hidrometeorológico Semanal, a expectativa para a próxima semana é de chuva em todo o estado. Novamente as instabilidades estarão presentes e serão reforçadas pela umidade e formação de sistemas de baixa pressão. Os volumes estimados devem ser grandes, entre 60 mm e 160 mm acumulados, além do elevado risco de novos temporais, associados a rajadas de vento, descargas elétricas e granizo.

A primavera é naturalmente chuvosa, mas tudo indica que para este ano, a estação terá mais chuva do que o normal. O motivo é o aquecimento do oceano Pacífico, que embora ainda não configure o El Niño, já é suficiente para afetar o transporte de umidade mantendo as chuvas mais frequentes e volumosas no Sul da América do Sul.


Os totais previstos deverão oscilar entre 30 e 50 mm no Planalto, Vale do Taquari, Serra do Nordeste, Região Metropolitana e no Litoral Norte. No restante do estado são esperados volumes mais elevados e deverão ser superiores a 70 mm. Na Fronteira Oeste, Missões e na Campanha os valores poderão alcançar 100 mm em vários municípios e superar 130 mm em alguns locais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais