Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Coprel está investindo na instalação de religadores automáticos e telecomandados

por Ana Lúcia Jacomini

Mais de 3.900 famílias de 16 municípios serão beneficiadas

Foto: Divulgação/Coprel

A Coprel está concluindo a instalação de religadores automáticos e telecomandados em 16 municípios da área de atuação, dentro do plano de investimentos de 2020. Estes equipamentos protegem o circuito elétrico e possibilitam manobras por telecomando, que resultam na redução do tempo que as famílias ficam sem energia. Serão beneficiadas mais de 3.900 cooperantes de Ibirubá, Saldanha Marinho, Espumoso, Ibirapuitã, Mormaço, Soledade, Panambi, Pejuçara, Condor, Cruz Alta, Pontão, Marau, Vila Maria, Ciríaco, David Canabarro e Muliterno.

Como funciona um religador automático e telecomandado: O religador automático e telecomandado é um equipamento instalado no sistema elétrico que possibilita manobras de abertura e fechamento de redes à distância, a partir de um comando dado remotamente, pelo centro de operações da Coprel em Ibirubá. Esta função permite que sejam realizadas transferências de carga entre alimentadores ou alimentação por caminhos alternativos, no caso de defeitos na rede ou quando necessário efetuar um desligamento programado para obras de investimentos.

Os religadores também tem a função de proteger as redes de energia de defeitos transitórios, como por exemplo objetos sobre a rede, raios ou pássaros. Esses equipamentos são programas para atuarem de forma automática, de modo que ao detectarem algum defeito na rede, eles executam manobras automáticas (que são 2 ou 3 interrupções rápidas, de poucos segundos, no fornecimento de energia) até que o defeito seja extinto. Caso o defeito permaneça, por exemplo um cabo rompido, o religador executa um comando de abertura da rede, mantendo o sistema elétrico desligado, para que nossas equipes percorram a rede até localizarem e sanarem o problema.

Os religadores trazem um grande benefício aos cooperantes, já que possibilitam manobras automáticas e rápidas na rede, com segurança e na maioria das vezes sem a necessidade de deslocamento de equipes para reestabelecimento de energia. Ao longo dos últimos anos a Coprel tem investido significativamente na instalação desses equipamentos, só em 2020 foram R$ 855.634,66 investidos. Para este ano estão previstos mais 15 novos religadores telecomandados ao longo das redes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais