Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Corede Produção trabalha para finalizar o planejamento estratégico da região

por Ana Lúcia Jacomini

Ouça a entrevista da presidente, Munira Awad, no player de áudio

Planejamento foi construído com apoio de todos os segmentos da sociedade regional
Foto: Divulgação/Corede

Foi revisado, nesta semana, o Planejamento Estratégico da Funcional 9 do Rio Grande do Sul, que compreende municípios das regiões de Passo Fundo, Frederico Westphalen, Erechim, Palmeira das Missões, São José do Ouro e Soledade, com seus respectivos Coredes – Conselho Regional de Desenvolvimento – Produção, Alto Uruguai, Norte, Rio da Várzea, Nordeste e Botucaraí.

Conforme a professora Munira Awad, presidente do Corede Produção, o planejamento estratégico foi construído a partir de um convênio com o Governo do Estado, com objetivo de hierarquizar por importância, pelo menos 70 projetos de longo, médio e curto prazo que poderão receber investimentos do Governo do Estado, dando um up grade no atual formato do processo de Consulta Popular – o antigo Orçamento Participativo. São medidas que visam os próximos 15 ou 20 anos.

Entre os projetos sustentados como prioritários e impactantes para o desenvolvimento regional, segundo Munira, estão o fortalecimento das cadeias agroprodutivas, investimentos em energias renováveis, aplicação de recursos em acessos ainda não asfaltados, ampliação e qualificação das redes de internet – especialmente no meio rural, capacitação de gestores públicos e qualificação para serviços na área da saúde, entre outros.

Todas essas prioridades foram elencadas após um amplo trabalho com todos os segmentos da sociedade e formadores de opinião, dos municípios envolvidos. As reuniões foram realizadas entre abril e novembro de 2016. Agora, até o dia 30.03, o planejamento estratégico deve ser entregue ao governo estadual. Em abril, será publicado um livro com os projetos de todas as nove funcionais, que dividem administrativamente, o Rio Grande do Sul.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Para a composição do planejamento estratégico foram feitos diagnósticos dos municípios, com suas forças e fraquezas, elencadas as potencialidades e carências para, por fim, traças metas que evidenciem a vocação de cada região, almejando o desenvolvimento local e regional. Constam no planejamento estratégico, além das prioridades, o como é possível se obter recursos para que elas saiam do papel e qual o prazo para as ações sejam concretizadas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais