Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

CEJUSC já foi instalado em Marau e Judiciário trabalha na organização do serviço

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos visa a mediação dos casos, antes do ajuizamento da ação

Nesta quarta-feira, 16/09, a Faculdade da Associação Brasiliense de Educação, a Fabe, informou ao Poder Judiciário, a intenção de sediar as instalações físicas do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – CEJUSC, da Comarca de Marau. Na oportunidade, foram apresentadas as salas que a instituição pretende destinar para que o serviço seja prestado.

O CEJUSC, instalado oficialmente em cerimônia virtual no início deste mês pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, tem o objetivo de dar aos cidadãos uma solução alternativa e consensual para determinado processo. Conforme Marcel Andreata de Miranda, um dos magistrados da Comarca de Marau, a partir da oficialização, agora está sendo feita a logística para que o trabalho seja iniciado, como cadastramento de mediadores e organização da estrutura.

A mediação e conciliação são métodos pré ajuizamento, implantados no Brasil já há alguns anos os quais, aos poucos, estados e municípios estão aderindo. A intenção, de acordo com o juiz, não é só diminuir o número de processos que tramitam nos Fóruns mas, sim, oferecer uma solução para o conflito social, de forma com que todas as partes envolvidas, saiam ganhando.

“A gente acredita que vai desafogar o Judiciário pois vai resolver o conflito social. Quando se judicializa um processo e o Juiz dá ganho de causa, um lado ganha e outro perde e às vezes, os dois lados perdem. Na mediação, a ideia é que os dois ganhem”, explica o juiz Marcel. Atualmente, cerca de 18 mil processos tramitam na Comarca de Marau. A entrevista, na íntegra, está disponível no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais