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Secretario dos Transportes acredita que parte da ERS 324 será concedida à iniciativa privada, nos próximos meses

por Ana Lúcia Jacomini

Pedro Westphalen falou para a Rádio Alvorada nesta segunda-feira, 16/05. Ouça no player

Rodovia é conhecida pelo seu alto índice de acidentabilidade
Foto: Arquivo Alvorada

Após ter os projetos de reformulação da Empresa Gaúcha de Rodovias e o das concessões aprovados, o Governo do Estado trabalha agora para colocar em prática as ações que visam a melhorias nas estradas estaduais. Conforme o titular da Secretaria dos Transportes, Pedro Westphalen, o modelo segue o que já é aplicado em outros estados e também em rodovias federais. Em entrevista para a Rádio Alvorada, ele reconhece que, embora as concessões devam acompanhar o mercado, há um conceito de que a primeira delas será a ERS 324.

De acordo com Westphalen, o projeto prevê pelo período de 30 anos, os serviços de exploração das rodovias, como: conservação, operação, manutenção, melhoramentos e ampliação da infraestrutura. As empresas serão escolhidas através de licitação. Vence a que apresentar menor valor e cumprir todos os requisitos estabelecidos em edital. No caso da ERS-324, serão repassados 104 quilômetros, entre Passo Fundo e Nova Prata.

O possível pedágio da ERS 324 já é cogitado há algum tempo. Já o tema “duplicação”, é comentado desde 2011. O projeto chegou a ser apresentado, em 2012, e enviado para a Central de Licitações (CELIC), porém, nunca avançou. O orçamento da obra, na época, era de pouco mais de R$ 100 milhões para o lote um - trevo de Passo Fundo até São Luiz da Mortandade/Marau. A indicação orçamentária chegou a ser liberada em março de 2013 mas o projeto não teve sequência.  

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