Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Encontro apresentou o projeto Veranópolis: Um Município para Todas as Idades

por Davi Trintinaglia

Objetivo é tornar um município mais amigável para pessoas de todas as idades, principalmente os idosos

Na noite de segunda-feira, 6 de junho, foi realizada reunião e apresentação do projeto que visa à criação de um “Município para Todas as Idades” em Veranópolis. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal do Idoso, ILC/BR Instituto Internacional de Longevidade, CPFL ENERGIA, e AVAES como parceiro acadêmico.

O evento contou com a presença da coordenadora operacional do Projeto Veranópolis, Neide Maria Bruscato, a coordenadora de projetos da ILC/BR, gerontóloga Ina Voelcker, além de integrantes de conselhos municipais formados por entidades e autoridades municipais.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Adriane Maria Parise, a ideia é tornar um município mais amigável para pessoas de todas as idades, com enfoque específico nos idosos. O ponto de partida deste projeto é o envelhecimento populacional e a consequente necessidade de responder a esta mudança demográfica que ocorre em paralelo com várias outras mudanças, como, por exemplo, a diminuição no tamanho de famílias e a crescente participação de mulheres no mercado de trabalho. Ancorado na perspectiva de direitos humanos, o projeto visa à inclusão do cidadão na formulação de políticas públicas que lhes dizem respeito.


Confira alguns pontos abordados:

• Tornar Veranópolis um município amigável para os idosos e para pessoas de todas as idades, assumindo como base os princípios do envelhecimento ativo estabelecidos pela OMS.
• Por meio de pesquisas primárias e secundárias, identificar o perfil sociodemográfico do município, bem como os pontos positivos e negativos, as potencialidades e as limitações existentes em relação à boa qualidade de vida dos idosos (medidas de linha de base, ou seja, antes das intervenções).
• Potencializar a participação dos idosos na formulação de políticas públicas e o reconhecimento que ambientes amigos de idosos favorecem pessoas de todas as idades à medida que envelhecem.
• Promover o diálogo entre as gerações.
• Contribuir para inserção do idoso nas atividades do Conselho de Direitos da Pessoa Idosa e o reconhecimento das necessidades e dos direitos específicos da pessoa idosa.
• Envolver os membros da comunidade como participantes ativos na avaliação.
• Desenvolver ações que visem a ajudar à superação dos obstáculos identificados e à manutenção e ao aperfeiçoamento dos pontos positivos.
• Elaborar um painel de indicadores para monitoramento e avaliação da implementação do plano de ação.

Ouça a entrevista do repórter Dirceu Tedesco com Neide Bruscato e Ina Voelcker.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais