Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Grêmio e Internacional retornam aos treinos na próxima semana

por Marco Aurélio Santana

Equipes tem o aval da prefeitura de Porto Alegre

Foto: Divulgação

O cenário que vinha sendo desenhado para o futebol gaúcho nos últimos dias foi confirmado, ao menos para os dois maiores clubes do estado. Com o aval de um decreto da Prefeitura de Porto Alegre, Grêmio e Internacional terão suas atividades retomadas a partir de segunda-feira (4). No final da noite de quinta-feira, a capital dos gaúchos prorrogou até o dia 31 de maio o decreto municipal de calamidade pública, em razão da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, liberou algumas atividades a partir desta sexta-feira, desde que sejam aplicados protocolos e respeitadas situações como a descrita abaixo:

"Fica permitido o funcionamento das instalações dos clubes sociais, apenas para o condicionamento físico dos respectivos atletas profissionais contratados, observado o distanciamento mínimo de 2m (dois metros) entre os mesmos, sendo vedado, em qualquer caso, contato físico ou aglomerações", especifica novo decreto.

Com a publicação desse documento que libera atletas profissionais a treinarem, mas sem contato físico, no começo dessa tarde, o Internacional oficializou o retorno. Na segunda-feira, acontecerá a reapresentação da comissão técnica e grupo de apoio. No dia seguinte, às 9 horas, os atletas retornaram às dependências do clube. Nos próximos dias, estão programados trabalhos físicos e leves, os profissionais serão avaliados diariamente e passarão por testes para a Covid-19.

O grupo de jogadores será dividido em horários para a realização das atividades, cumprindo todas as recomendações das instituições de saúde e governamentais. Segundo nota oficial, o clube seguirá atento aos futuros decretos e orientações das autoridades para adotar novas medidas, caso necessárias, em seus protocolos. Além disso, o acesso ao CT Parque Gigante será controlado e restrito, reduzindo ao máximo o fluxo de pessoas. As atividades serão fechadas para a imprensa e público em geral.

A diretoria do Internacional encomendou 300 kits de testagem e possivelmente deve aumentar esse número. Com as novas regras e com um rígido protocolo definido por uma comissão médica do clube (baseado também em orientações de autoridades públicas e recomendações da CBF), durante a retomada parcial das atividades serão utilizados os três campos do Parque Gigante. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o presidente colorado Marcelo Medeiros disse que nesse sábado acontecerá uma simulação desse novo funcionamento, "na segunda-feira vamos fazer mais um teste nesse funcionamento, na chegada dos jogadores na terça-feira, eles vão ter uma avaliação individualmente, atletas já chegarão fardados, teremos todo o cuidado em comentos de hidratação, por exemplo, no período, os vestiários e refeitórios ficam fechados, a equipe de análise de desempenho segue em home office, faremos entradas super restritas", relatou o presidente.

Ainda conforme o mandatário colorado, os protocolos de retomada das atividades foram feitos em conjunto com o rival Grêmio, "fizemos o nosso modelo em conjunto com nosso adversário também, estamos num momento que o problema é o mesmo para todas as equipes, a dupla Grenal está junta nisso". O Grêmio, embora não tenha ainda oficializado publicamente detalhes de como funcionará o retorno às atividades, a partir da semana que vem também receberá seu grupo de atletas e funcionários no CT Presidente Luiz Carvalho. O período de férias do tricolor gaúcho foi encerrado na última quinta-feira. O clube encomendou 300 testes para Covid-19, e ainda estaria aguardando o recebimento do material.

Com atividades suspensas desde 16 de março, Luciano Hocsman, Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, adiou reunião com as 12 equipes do Campeonato Gaúcho que estava marcada para o fim dessa semana. Segundo Hocsman, o adiamento foi para que pudesse receber informações e orientações de autoridades estaduais em saúde, há um novo "encontro" online remarcado para quarta-feira que vem.

O desejo da FGF e da maioria dos dirigentes gaúchos é a retomada do Campeonato Gaúcho antes do período mais rigoroso de inverno no Rio Grande do Sul, portanto uma provável volta dos jogos com portões fechados no final do mês de maio.

Por MSN

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais