Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Conheça o trabalho do Colégio Tiradentes, mantido pela Brigada Militar, que passa a funcionar em Caxias

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Instituição atua com os princípios da hierarquia e disciplina, fornecendo distinções para os alunos destaque

Foto: Brigada Militar/Divulgação

O Colégio Tiradentes vai ganhar uma nova filial, em Caxias do Sul, após a aprovação para sua instalação na cidade. O intuito é que o edital para ingresso de novos alunos seja disponibilizado nos próximos dias, para que, ao final de abril ou início de maio, a instituição inicie as atividades. A escola é administrada pela Brigada Militar (BM), em conjunto com a Secretaria da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul.

O espaço vai funcionar onde se localizava a Escola Estadual Dante Marcucci, no bairro Marechal Floriano. Para Tua Rádio São Francisco, o major Juliano André Amaral, também escolhido diretor do Colégio Tiradentes na cidade, explica como funciona a instituição que atende apenas o Ensino Médio. Segundo ele, estão asseguradas algumas vagas para filhos de policiais militares (60%), com possibilidade da entrada de alunos vindos de escolas públicas e privadas (40%).

Em um primeiro momento, serão abertas vagas para três turmas do 1º ano do Ensino Médio, a fim de receber 90 estudantes. Ao passarem para o 2º ano, serão disponibilizadas mais 90 vagas para o 1º ano e assim sucessivamente. Em três anos, a Brigada Militar deseja que tenham nove turmas com todos os anos do Ensino Médio.

Conheça o dia a dia da escola

O Colégio Tiradentes atende em turno integral, contando, além das aulas tradicionais, com reforço e atividades extracurriculares como oficinas literárias, xadrez e esportes diversos, no horário inverso de forma opcional. O major conta que todo o ensino é baseado na filosofia da Brigada Militar, com base nos pilares da hierarquia e disciplina. Os alunos passam por provas para galgar posições dentro da instituição, ganhando distinções pela conquista de ótimos resultados.

Amaral conta que essas distinções são distribuídas pelo fato da escola funcionar semelhante a uma corporação policial. De acordo com suas notas, os estudantes são separados por postos, iguais ocorrem em um batalhão. Por exemplo, o aluno destaque vai ganhar a função de comandante, assumindo a liderança do colégio. A partir disso, o restante vai assumir outras posições. O objetivo é que os adolescentes sejam empenhados nos estudos.

Ele afirma que, antes do início do ano letivo, serão feitas solenidades com o hasteamento da bandeira e conferência do uso correto dos uniformes, além de verificar a aparência dos alunos: as meninas com o cabelo preso, unhas feitas e os meninos com o cabelo arrumado, sapatos lustrados e o estado da roupa será conferido, conforme consta no regime interno da escola. Isso também é levado em conta para atingir postos maiores.

Caso o aluno queira mudar de escola e passe nas provas do Tiradentes, o major ressalta que serão reaproveitadas as notas desde o início do ano letivo na outra instituição. 

A prova para entrada no Colégio Tiradentes terá a parte teórica, com questões de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais, e a parte de atividades físicas para nivelamento dos candidatos. Publicado o edital de seleção, a expectativa é que o processo seja finalizado em até 30 dias.

Caxias é a oitava unidade do Colégio Tiradentes e a primeira na Serra Gaúcha. As demais estão localizadas em Porto Alegre, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo, São Gabriel.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais