Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Hemocentro de Caxias do Sul segue com ações da Semana do Doador até sábado (28)

por Isadora Helena Martins

Uma das atividades é a apresentação de vídeos com agradecimento dos familiares e pacientes pela doação de sangue

Foto: Divulgação / Andréia Copini

Um dia de agradecimento aos voluntários que ajudam a salvar vidas, mas também um dia de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Assim foi a passagem do dia Nacional do Doador de Sangue, lembrado nesta quarta-feira (25).

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) segue com atividades alusivas à data até o próximo sábado (28). Nesse período, os esforços das equipes que atuam junto à unidade estarão voltados para garantir o melhor acolhimento e atenção possíveis aos doadores, essenciais para reposição do estoque, principalmente em meio à pandemia da Covid-19. Atualmente, o Hemocentro está com os estoques de sangue dos tipos O+, O- e A+ em estado crítico, sendo que estes tipos sanguíneos compõem a principal demanda.

Uma das ações da Semana do Doador consiste em um QR Code impresso no curativo, assim o voluntário aponta a câmera do seu celular e assiste a um vídeo de agradecimento dos familiares e pacientes pela doação de sangue. O objetivo é possibilitar a criação de um laço emocional entre quem é doador e quem precisa de transfusões.

A diretora da rede especializada do Hemocs, Cristina Lisot, salienta que uma doação pode auxiliar até quatro pessoas: “A gente não transfunde o sangue tal qual a gente coletou. Esse sangue vai passar por um processamento aonde a gente vau estar manipulando essa amostra para dividi-la em vários hemocomponentes. Então a gente vai ter hemácias pra quem estiver anêmico, plaquetas para quem estiver com problemas de coagulação, plasma para quem estiver com falta de proteínas, por exemplo, e ainda o fator de coagulação pra quem estiver com outros problemas na capacidade de coagulação”. Ouça AQUI.

O Hemocs atende 49 municípios que compõe a região da Serra Gaúcha, a qual possui 16 agências transfusionais, representando 1,3 milhão de habitantes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a meta de atender 100% dos leitos SUS, o Hemocentro necessita de aproximadamente 1,2 mil doações mensais para que os estoques sejam mantidos e que os procedimentos nos hospitais possam ser executados com segurança, agilidade e qualidade.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o doador precisa agendar a coleta pelos telefones (54) 3290-4543, (54) 3290-4580 ou pelo whatsapp (54) 9 8418-8487. O voluntário também precisa atender aos seguintes requisitos:

-Estar em bom estado geral de saúde;

- Não apresentar sintomas gripais;

- Dormir, no mínimo, 6 horas antes da doação;

- Não estar em jejum;

- Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;

- Evitar ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

- Não fumar 2 horas antes da doação;

-Ter idade entre 18 e 59 anos para a primeira doação. Doadores antigos podem doar até 59 anos. Jovens entre 16 e 17 anos podem ser doadores apresentando autorização assinada pelos pais ou responsáveis legais, acompanhada de cópia de documento com foto de quem assinou;

- Apresentar documento oficial com foto no momento da doação, cópia autenticada ou CNH digital.

Algumas medicações impedem permanentemente ou temporariamente a doação. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones do Hemocs. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais