Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Superlotação dos hospitais gera suspensão de mais de uma centena de cirurgias em Caxias do Sul

por Eduardo Borile Junior

Dos 110 cancelamentos registrados em julho e agosto, 82 foram de traumatologia e 28 de cirurgias gerais

Impacto no aumento de atendimentos foi sentido, principalmente, no hospital Pompéia
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul | Divulgação

Mais de uma centena de cirurgias eletivas realizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS) foram suspensas nos meses de julho (com 70 procedimentos) e agosto (com 40 suspensões) em Caxias do Sul. A lotação dos hospitais é a principal causa dos cancelamentos. A secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, revela que o acumulado do ano apresenta alta de 585 internações pelo SUS, (de 15.195 para 15.780) que representam 4% a mais do que o registrado em 2015. Desta alta, aproximadamente 60% dos atendimentos (380 internações) foram em regime de urgência. Conforme a secretária, o impacto no aumento de atendimentos foi sentido, principalmente, no hospital Pompéia (ouça em áudio).

De acordo com Dilma Tessari, o aumento dos acidentes, das tentativas de homicídio e das doenças é o principal fator da alta de atendimentos de urgência e emergência (ouça em áudio).

Em setembro não há mais restrições, portanto as cirurgias canceladas estão sendo reagendadas conforme a disponibilidade dos médicos. A suspensão dos atendimentos se deu, em sua maioria nos procedimentos de traumatologia. Dos 110 cancelamentos registrados em julho e agosto, 82 foram da especialidade e 28 de cirurgias gerais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais