Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

HSVP de Passo Fundo em 10 anos registra 67% de aumento de casos de câncer

por Bruna Pratti Teixeira

São dados de pacientes de 221 municípios do estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

Foto: Divulgaçã/Impressa HSVP

Hospital São Vicente de Paulo- HSVP de Passo Fundo, em de 10 anos, registra 67% de aumento em número de casos de câncer. Através do Registro Hospitalar do Câncer, que desde 1994 o hospital, reúne dados epidemiológicos dos pacientes atendidos no hospital com diagnóstico comprovado de câncer. Ainda os dados colaboram nas informações que vão nortear os protocolos do Ministério da Saúde, através do INCA – Instituto Nacional do Câncer, em função da diversidade das características sócio-político-econômico-culturais de um país com dimensões continentais como o Brasil.

Conforme a última publicação feita em 2018 pelo hospital, analisou os casos registrados no ano de 2016, foram registrados 2.616 novos casos de câncer no HSVP, um aumento de 67% quando comparado a 2006, onde foram registrados 1764 novos casos. Dos 2.616 casos, 1338 foram em mulheres e 1278 em homens. Com o registro hospitalar do HSVP, mostra que nos últimos 10 anos os tipos de câncer mais prevalentes para homens são: Próstata, Pulmão, Cólon-Reto e Estômago. Já entre as mulheres as neoplasias mais frequentes são: Mama, Cólon-Reto, Pulmão e Colo do Útero.

Segundo o Dr. Rodrigo Ughini Villarroel, oncologista do Instituto do Câncer do hospital, relata , esse incremento no número de casos nos últimos dez anos é devido a múltiplos fatores: aumento real de incidência (os dados do INCA apontam no Brasil um aumento de cerca de 40% no mesmo período), maior eficiência no diagnóstico, aumento do número de casos atendidos no HSVP por tratar-se de centro de referência macrorregional que dispõe de toda a infraestrutura humana e tecnológica para oferecer todo o tratamento multidisciplinar e multiprofissional necessário.

Ainda salienta o Médico Rodrigo, estes dados estão muito alinhados com a estatística nacional fornecida pelo INCA para 2018 e reforça a necessidade de que seja mantido um planejamento na área de saúde direcionado para campanhas de prevenção, rastreamento e modificação de hábitos de vida para efetivamente impactar nas taxas de incidência e mortalidade por câncer.

Outro dado relevante trazido pelo registro é a cidade de origem dos pacientes, sendo que cerca de dois terços dos casos registrados, não são de pacientes do município de Passo Fundo, pois o hospital recebeu pacientes de 221 municípios, do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.O Registro Hospitalar do Câncer completo está disponível no site www.hsvp.com.br/publicacoes  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais