Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Governo do Estado promove capacitação sobre agrotóxicos

por Almeri T Angonese

A capacitação abordará as atribuições legais de órgãos de denúncia

Foto: Divulgação

Na segunda videoconferência do ciclo de capacitações sobre Agrotóxicos e Linha de Cuidado em Saúde, marcada para a próxima segunda-feira (24), às 14h30, será abordado o tema das atribuições legais dos diversos órgãos no atendimento de denúncias envolvendo os agrotóxicos.

A bióloga Silvia Medeiros Thaler, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Explica que normalmente as denúncias recebidas no “Disque Vigilância 150”, envolvem intoxicação no momento das pulverizações nas lavouras ou em outras situações de risco à saúde pelo uso indiscriminado ou inadequado de agrotóxicos. Ela reforça que muitas vezes, as intoxicações não são percebidas pelos serviços de saúde da Atenção Básica, seja pela dificuldade do diagnóstico, porque os sintomas não são específicos e facilmente confundidos com outras doenças, ou pela desconsideração do contexto ocupacional e ambiental do paciente.

O ciclo de capacitações busca qualificar o sistema de saúde e desenvolver uma linha de cuidados, para contemplar quem é exposto a esse tipo de intoxicação de forma aguda e, também, àqueles que sofrem com efeitos da exposição prolongada aos intoxicantes.

Além da Secretaria da Saúde (SES), a videoconferência terá participação de representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Esse é o segundo módulo de um total de nove que serão realizados ao longo de 2021, uma realização do Grupo de Trabalho de Agrotóxicos da SES.

As palestras são destinadas à capacitação de profissionais que atuam em unidades básicas de saúde, serviços especializados e hospitalares e também na vigilância em saúde. O objetivo é qualificar as ações de prevenção, proteção e promoção à saúde de populações expostas a agrotóxicos.

As inscrições podem ser feitas neste link https://www.even3.com.br/gtagrotoxicos2021_2/ . Ao final do ciclo, os participantes que tiverem 70% ou mais de participação receberão certificado. Além disso, é possível acompanhar o evento pelo canal do Youtube - GT Agrotóxicos SES.

 

Fonte: Governo do Rio Grande do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais