Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Dia D de vacinação contra o sarampo ocorre sábado (19) em Veranópolis

por Marco Aurélio Santana

Nesta primeira etapa, somente crianças serão vacinadas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Desde o dia 7 de outubro, todos os municípios do Brasil aderiram à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo que, neste ano, ocorre de forma seletiva, em duas etapas.

Em Veranópolis, nesta primeira etapa, que já está em andamento e se estende até o dia 25 de outubro, o público que poderá receber as doses, são somente crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A segunda etapa, que ocorre de 18 a 30 de novembro, as doses da vacina serão destinadas para adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. 

O DIA D de mobilização para o público alvo da primeira etapa, ocorre no sábado, dia 19 de outubro. Para tanto, todos os postos de saúde de Veranópolis estarão atendendo neste dia, das 8h às 12h e 13h às 17h. Durante a semana, a população deve solicitar a vacina nas salas de vacina, conforme os horários de atendimento de cada posto de saúde. 

Nesta etapa, os pais e responsáveis devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro. Na mesma ocasião, devem levar as suas próprias carteiras de vacinação, para avaliação da situação vacinal e atualização, se necessário.

Saiba mais sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo:

 O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, de forma seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário do Programa Nacional de Imunizações) para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e adultos jovens de 20 a 29 anos, a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País.

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

A estratégia de vacinação será realizada em duas etapas considerando períodos específicos para a mobilização da população para a vacinação:

Primeira etapa
No período de 07/10 a 25/10, será realizada a vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. O dia D, de mobilização nacional, será 19/10.

Segunda etapa
No período de 18/11 a 30/11, será realizada a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será 30/11.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais