Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Centro de Triagem Respiratória de Veranópolis voltará a atender nos finais de semana

por Ana Júlia Griguol

Decisão foi tomada, principalmente, para dar suporte ao Hospital Comunitário do Município

Foto: Divulgação

Durante entrevista na Tua Rádio Veranense, a Secretária da Saúde de Veranópolis, Vanessa Calioni Bordignon, confirmou que a Unidade Sentinela – Posto de Triagem Respiratória, voltará a realizar atendimentos nos finais de semana, das 8h às 14h, retornando no próximo sábado, dia 06 de março.

Segundo ela, a decisão foi tomada para, principalmente, dar suporte ao Hospital São Peregrino Lazziozi. “Nós precisamos desafogar os atendimentos no Hospital para que possamos dar conta da demanda. Os profissionais do hospital, precisam se concentrar nos atendimentos de urgência e emergência e naqueles que requerem cuidados intensivos”.

O Município de Veranópolis também firmou uma parceria com a Clínica N. Sra. De Lourdes, que, a partir do próximo sábado, dia 6, estará fazendo os curativos e a administração de medicamentos que, nos finais de semana, eram realizadas pelo hospital. A prefeitura está organizando uma nota informativa, com mais detalhes sobre o funcionamento, e estará divulgando em seus meios oficiais nesta quarta (3) ou quinta-feira (4).

Vanessa destacou que todas as ações estão sendo feitas para garantir os atendimentos de qualidade e a segurança da população. “É um momento que as diferenças ficam de lado. Nós, serviços de saúde de Veranópolis, a Clínica N. Sra. De Lourdes, Secretaria de Saúde, Centro de Triagem Respiratória, Hospital São Peregrino Lazziozi, estamos nos abraçando para dar conta dessa demanda”, concluiu.

Aumento descontrolado de casos e intensa procura por atendimentos

Em apenas cinco dias (22 a 26 de fevereiro), 508 pessoas procuraram atendimentos na Unidade de Triagem Respiratória, o que representa 1,9% da população de Veranópolis. Ainda, em cinco dias, 232 pessoas foram positivadas para Covid-19, sendo este, o número mais alto de confirmações desde o início da pandemia no município.

Com isso, a Secretaria de Saúde precisou reforçar e reorganizar os atendimentos para atender a grande demanda decorrente da pandemia de Covid-19. Além de restringir os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, com a realocação dos profissionais e suspensão dos atendimentos eletivos por tempo indeterminado, foi montada uma nova estrutura de apoio para o Unidade de Triagem Respiratória, sendo esta, uma extensão da unidade já existente.

Anteriormente, dois médicos atuavam na Unidade Sentinela e, neste momento, o município reforçou a equipe, passando a oferecer quatro médicos e equipe de enfermagem reforçada. Diariamente, os profissionais que atuam no Centro de Triagem, realizam acolhimento, triagem, coleta de testes, consultas e cumprem com todas as necessidades do sistema de atualização e notificação necessária.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais