Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Governo do Estado pede maior horário de atendimento nos postos de saúde dos municípios

por Almeri Trucolo Angonese

Pedido do governo é para que postos de saúde atendam casos menos graves para evitar superlotações nos hospitais.

Foto: Dirceu Tedesco/ Tua Rádio Veranense

Em nota oficial, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, afirma que irá buscar que os postos de saúde atendam com horário estendido. Essa busca tem como objetivo, o atendimento de casos menos graves de Covid-19 nas unidades, visando diminuir a sobrecarga hospitalar e, consequentemente, a superlotação de UTIs.

O Cosems (Os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde), irá indicar municípios que necessitam de instalação de tendas do Exército para reforço na triagem de pacientes em unidades de saúde de maior porte. O presidente do Cosems e Secretário de Saúde de Canoas, Maicon Lemos, afirma que o Estado está passando por um momento difícil na pandemia e exige apoio integral das unidades básicas de saúde, que desempenham papel fundamental no acesso ao SUS. De acordo com ele, é preciso ampliar este acesso para desafogar as UPAS e os prontos socorros.

 A Secretária da Saúde, Arita Bergmann, explica que “Mais do que nunca, é hora de manter as unidades básicas de saúde abertas e funcionando, se possível, em horários estendidos e nos finais de semana, para garantir que toda a população possa ter acesso a atendimento de saúde e não lote as UPAS e as emergências”.

Dados indicavam, às 23h do domingo (28), uma taxa de ocupação de 96,4% dos leitos de UTI Covid no Estado, com 1.595 pacientes com coronavírus internados. Os leitos privados apresentavam 118% de ocupação, ou seja, há mais pacientes sendo atendidos nesses hospitais do que a capacidade instalada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais