Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Padre Pedro Lucatelli, ex-pároco de Veranópolis, será sepultado nesta quarta-feira

por Daniela Affonso

O religioso, natural de Paraí, faleceu aos 70 anos

A despedida será na Igreja Matriz São Brás, em Paraí, nesta quarta-feira (29)
Foto: Diocese de Caxias do Sul|Divulgação

O padre Pedro Lucatelli, que foi pároco em Veranópolis por seis anos, faleceu na terça-feira (28), aos 70 anos. Ele é natural de Paraí, onde residia atualmente. A cerimônia de despedida será nesta quarta-feira (29), às 14h30min, na Igreja Matriz São Brás, em Paraí.

Em Veranópolis, ele atuou de 1997 a 2003. Um dos trabalhos em que esteve envolvido na época foi a construção do Centro Comunitário Menino Jesus de Praga, no bairro Renovação. Dentre as características de Lucatelli, colegas que trabalharam com ele destacam a generosidade, uma vez que muitas comunidades e famílias carentes foram auxiliadas.

 

Biografia

O Padre Pedro Lucatelli, filho de Antônio Lucatelli e Luiza Zucchi Lucatelli, nasceu aos 27 de janeiro de 1953, em Paraí. De acordo com a Diocese de Caxias do Sul, ele ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1976, no Convento São Francisco, em Garibaldi. Realizou o postulado em Flores da Cunha (1981-1982) e o noviciado em Marau (1983). Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) (1981-1982), e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (1984-1987). Foi ordenado diácono aos 12 de junho de 1988, em Pelotas, e recebeu a ordenação sacerdotal aos 18 de dezembro do mesmo ano, em Paraí.

Ao longo de sua vida sacerdotal, exerceu o ministério presbiteral atuando nas seguintes funções e locais: diretor da Casa de Formação Guadalupe, na Fraternidade de Pelotas; pároco e diretor da Escola Vocacional, na Fraternidade Caravaggio, em Paim Filho; guardião, ecônomo e pároco na Paróquia e Fraternidade de Caravaggio, em Paim Filho; pároco na Paróquia São Luiz Gonzaga, em Veranópolis; vice-guardião na Fraternidade São José e pároco na Paróquia São José, em Ibiraiaras.

No ano de 2007, padre Pedro deixou a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e foi incardinado na Diocese de Vacaria, e em 2017 foi incardinado na Diocese de Caxias do Sul, passando a residir em Paraí e auxiliando pastoralmente na Paróquia São Brás, da mesma cidade.

Texto: Daniela Affonso | Tua Rádio Veranense

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais