Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Santuário de Caravaggio registra três dias de intensas manifestações de fé

por Rosangela Magalhães

Missas lotadas, oração pelo Brasil, Memorial dos Devotos e mídias sociais marcaram esta edição

Foto: Margô Segat

A 138ª Romaria a Caravaggio, em Farroupilha - RS, encerrou neste domingo (28), contabilizando um público total de 70 mil pessoas (dados da Brigada Militar). No dia 26, ponto alto da Romaria chegou a 25 mil pessoas; no sábado (27), outras 10 mil e neste domingo mais 35 mil pessoas estiveram no Santuário. A chuva foi companheira e desafiou ainda mais os romeiros a realizarem o percurso. No entanto, o Santuário ficou lotado em quase todas as 30 missas celebradas por três bispos e cerca de 50 sacerdotes.

O reitor do Santuário, Pe. Gilnei Fronza, destaca especialmente o esforço dos romeiros para completar o trajeto diante da adversidade climática. “Foram intensas as manifestações de fé que presenciamos. Demostra o carinho e o consolo de Nossa Senhora para com seus filhos neste Ano Mariano”. Nas celebrações foram abordados temas atuais como ética, violência, preconceito, desemprego, saúde, relacionamentos, família, respeito e esperança. Segundo Fronza, “estes assuntos afligem a todos nós, então, é necessário nos unirmos em oração, principalmente para que este momento de instabilidade na área política, econômica e social encontre um pacífico caminho de superação, sem que haja um comprometimento da esperança do povo. Foi justamente para trazer paz e esperança que Nossa Senhora apareceu há 585 anos para uma humilde e sofredora mulher – Joaneta, em Caravaggio na Itália”, conta o reitor. 

Em sintonia com os mesmos temas, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, presidiu a missa das 10h30min deste domingo, dia da Ascensão do Senhor e explicou que a data conclui o complexo da Páscoa. “Representa que Jesus depois da ressureição volta ao Pai elevando a humanidade”. Ele propôs “como podemos começar a paz dentro de casa? Talvez perdoando alguém. Para Nossa Senhora o maior sacrifício é perdoar uma pessoa que nos ofendeu. Nossa Senhora diria: aí está um filho meu”.

Algumas novidades chamaram a atenção dos romeiros, entre elas, o Memorial dos Devotos, inaugurado na última quinta-feira (25). O espaço conhecido como Sala dos Ex-Votos passou por uma intervenção nos últimos seis meses, originando melhorias, ampliação e modernização. O objetivo foi criar um local ideal para guardar as memórias dos fiéis devotos de Nossa Senhora de Caravaggio. Buscou-se outras formas de expressão da fé e para isso foi instalada uma projeção com mais de 30 depoimentos em vídeo com pessoas que alcançaram graças. Além disso, os romeiros puderam conferir a fonte de água agora visível ao público, no interior do Santuário, uma relação forte relação com a aparição de Nossa Senhora na Itália; e no altar a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, em referência a celebração do Ano Mariano.

Outro investimento feito pela reitoria do Santuário nos últimos meses foi em mídias sociais e na produção de um novo site, que registrou durante a Romaria 20 mil acessos, uma média de 200 visualizações por transmissão pela webTV. Pelo Facebook foram transmitidas as missas ao vivo, fotos, vídeos e textos em 50 postagens realizadas nos três dias somaram um milhão e duzentos e cinquenta mil pessoas alcançadas e mais de 4.900 compartilhamentos de conteúdo. A fanpage do Santuário ultrapassou os 40 mil seguidores. O Youtube somou 120 mil visualizações. Para o reitor, esses números demonstram que a evangelização passa pelos avanços tecnológicos e novos comportamentos sociais. “estamos usando as mídias sociais para estreitar as relações e demonstrações de fé dos devotos de Nossa Senhora”, destaca Pe. Gilnei Fronza.

Números da 138ª Romaria – dias 26, 27 e 28 de maio

 - Área da Saúde: 353 atendimentos (verificação de pressão arterial, glicemia, curativo, administração de medicação e consultas médicas).

- Transporte: 178 ônibus realizaram 455 viagens com destino para Caxias\Bento e Farroupilha (partindo do Santuário); mais de 20 mil pessoas foram transportadas; cerca de 7 mil automóveis acessaram os estacionamentos. (Dados fornecidos pela Metroplan).

- Área de Segurança Pública: Durante a Romaria o Santuário contou com o esquema de segurança com 150 brigadianos. Foi realizado apenas o registro de um princípio de incêndio em um ônibus na área dos camelódromos, no sábado, sem vítimas, mas ocasionando uma ocorrência policial.

 

- Voluntários: 900 pessoas

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais