Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Capítulos locais ocorrem nas fraternidades capuchinhas

por Daniel Lucas Rodrigues

A partir de agora, cada fraternidade se reunirá e a partir dos encaminhamentos iniciará o diálogo para elaboração dos projetos e também a continuidade dos trabalhos que vêm sendo realizados

Foto: Divulgação

Entre os dias 20 e 24 de março, na Província dos Franciscanos Capuchinhos do RS ocorrem os capítulos locais. Os capítulos, são encontros que acontecem em todas as fraternidades mensalmente, entretanto, duas vezes no ano contando com a presença de um frei que compõe o Governo Provincial (Ministro Provincial e os Conselheiros).

Conforme as Constituições Capuchinhas “É atribuição do Capítulo local, sob a orientação do guardião, confirmar o espírito fraterno, promover a consciência de todos os frades pelo bem comum, dialogar sobre os diversos aspectos da vida fraterna, sobretudo quando se trata de favorecer a oração, observar a pobreza, promover a formação e sustentar as atividades apostólicas, na busca conjunta da vontade de Deus. Nele se expressa bem a obediência caritativa que caracteriza nossa Fraternidade. Graças a ela, os frades estão a serviço uns dos outros, a criatividade é estimulada, e os dons de cada um redundam em proveito de todos”.

Portanto, este é um momento de olhar para a vida da Província. Nos capítulos que acontecem nesta semana, o início é sempre marcado pela Missa, logo após a reunião prossegue com os assuntos da Província. Neste capítulo local, como a Província já está vivendo o Capítulo Provincial, será apresentado pelo frei conselheiro o material preparado pela Equipe Pré-Capitular que está organizando o XXV Capítulo Provincial que acontecerá de 28 de agosto a 1º de setembro, bem como sobre a elaboração dos projetos que serão enviados ao Capítulo e que conduzirão os próximos três anos da missão capuchinha, quem irá participar, e também a avaliação da Assembleia Pré-Capitular que aconteceu em fevereiro em Vila Flores, além dos assuntos de cada fraternidade e um período de conversas individuais com os frades.

A partir de agora, cada fraternidade se reunirá e a partir dos encaminhamentos iniciará o diálogo para elaboração dos projetos e também a continuidade dos trabalhos que vêm sendo realizados.

Para frei Clóvis Armani, Guardião da Fraternidade São  José de Pelotas: “O Capítulo Local é um momento de encontro dos frades da fraternidade e em algumas vezes conta com a presença do Ministro Provincial ou um Conselheiro Provincial. No Capítulo Local se reza, se traz presente a caminhada da fraternidade e da província para planejar, avaliar ou partilhar. É ocasião adequada para partilha de vida dos frades, decisões conjuntas, prestação de contas e formação. Isso tudo ajuda no fortalecimento da convivência fraterna, comprometimento conjunto e reanimação da espiritualidade capuchinha para a vida e a missão evangélica. Por isso tudo o Capítulo Local é importante e necessário”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais