Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Presidente da Assembleia decide por arquivamento de pedido de impeachment do governador Sartori

por Ivan Sgarabotto

Silvana Covatti levou em conta a posição do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Justiça e o parecer da Procuradoria do Legislativo e decidiu pelo arquivamento do pedido

Foto: Luiz Chaves

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti (PP), recebeu o parecer da Procuradoria da Casa sobre o pedido de impeachment do governador José Ivo Sartori, apresentado pela presidente do Cpers, Helenir Schurer. O parecer assegura que o pedido preenche os requisitos formais da Lei 1079/50.  A presidente levou em conta a posição do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Justiça e o parecer da Procuradoria do Legislativo e decidiu pelo arquivamento do pedido.

O STF, no Mandado de Segurança nº 20.941, adotou o entendimento de que o chefe do Poder Legislativo pode, ao examinar o pedido de impeachment, concluir que ele não possui sustentação jurídica. Neste caso, o próprio Tribunal de Justiça entendeu que o mandado de segurança, objeto da denúncia, não traz desobediência por parte do governador do Estado.

A decisão já foi formalizada à presidente do Cpers, que agora terá o prazo de cinco dias corridos para apresentar recurso ao plenário da ALRS, a contar desta quinta-feira, 19.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais