Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Saiba como votam os prefeitos do PSDB da Serra nas prévias presidenciais do partido: escolha será no domingo

por Cida Cardoso Valna
Foto: Anselmo Cunha / Agencia RBS

No que depender dos prefeitos do PSDB da Serra Gaúcha, o candidato do partido à Presidência da República na eleição do ano que vem será o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O gaúcho receberá o voto de cinco dos sete prefeitos que comandam cidades da região nas prévias presidenciais do PSDB, que será realizada no próximo domingo (21). O único voto divergente na Serra é o do prefeito de Vacaria, Amadeu Boeira, que manifestou preferência pelo governador de São Paulo, João Doria. Um prefeito não quis divulgar o voto. A disputa nas prévias entre os tucanos tem ainda o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. 

Dos sete prefeitos do PSDB na Serra, quatro informaram que votarão de forma presencial em Brasília durante a convenção do partido. O encontro no domingo será das 8h às 15h no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal, onde a votação será em urnas eletrônicas. As passagens aéreas e hospedagens serão custeadas pelo partido. As campanhas dos pré-candidatos também organizam jantares após o resultado do pleito - que pode não ser definido no domingo e haver segundo turno. 

Deputados, vereadores e demais filiados, além dos prefeitos que não viajarão, poderão votar por meio de um aplicativo. Entretanto, a adesão tem sido baixa. De acordo com o presidente municipal do PSDB, Ozório Rocha, dos 2,3 mil filiados do partido em Caxias, apenas 118 se cadastraram na plataforma e estão aptos a votar. Em Vacaria, são 103 tucanos que poderão votar nas prévias, o segundo maior índice na Serra gaúcha. 

— É um cenário que se observa em todo o país. Um partido com mais de um milhão de filiados, mas que somente 40 mil se cadastraram. Em Caxias, não foi diferente. A votação vai ficar mais restrita a quem está mais próximo do partido — avalia. 

Filiado recente do partido, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, viaja no sábado (20) para votar presencialmente em Brasília e será acompanhado da vice-prefeita Paula Ioris (PSDB). Os dois embarcam em um voo previsto para 20h30 em Porto Alegre - a preferência era viajar no domingo, mas não havia voo disponível. Assim como os três vereadores da bancada tucana, a preferência do PSDB caxiense é pelo governador Eduardo Leite. 

Adiló avalia que a disputa nas prévias, que repercutiu nas últimas semanas em meio a uma série de discordâncias e ao acirramento entre as candidaturas de Doria e Leite, demonstra amadurecimento do partido em propor o debate um ano antes da eleição. 

— Tem um ditado que diz que mar calmo não forma bons marinheiros. O partido precisa de uma movimentação como essa, com mais de uma candidatura, e vejo que são mais ganhos do que perdas — afirma. 

Outros votos

O voto do prefeito de Caxias do Sul é acompanhado pelos chefes do Executivo de Bento Gonçalves, Bom Princípio, Nova Petrópolis e São Sebastião do Caí. O prefeito de Boa Vista do Sul, Roberto Martim Schaefer, disse que prefere não divulgar qual será o seu voto e que definirá até o dia da votação. Nesta quinta-feira (18), estava em Porto Alegre para uma audiência com o chefe da Casa Civil gaúcha, Artur Lemos, para buscar recursos ao município.  

Na visão do prefeito de Bom Princípio, Fábio Persch, o governador gaúcho é quem reúne características como diálogo, boa articulação e bons projetos que o tornam um candidato capaz de aglutinar parcerias e ser o representante da terceiria via nas eleições do ano que vem. Entretanto, reconhece que o caminho não será fácil. 

—  A chamada terceira via precisará ir logo às ruas para buscar espaços e conseguir se fortalecer porque não será uma tarefa simples quebrar a polarização que se imagina na eleição do que vem — destaca ele. 

Três prefeitos não viajarão a Brasília: Schaefer, de Boa Vista do Sul, Júlio Campani, de São Sebastião do Caí, e Fábio Persch, de Bom Princípio. Persch alegou que fez um cirurgia no olho no último mês e optou por não se deslocar para participar da votação. Por isso, vai votar pelo aplicativo. Campani informou que tem agenda no final de semana e também preferiu não viajar. Schaefer disse que prefere votar pela plataforma. 

Esta é a primeira vez em que o PSDB escolhe candidato a presidente com prévias. O voto é secreto e a divulgação do resultado, segundo o partido, será apenas pelo percentual de cada candidato e pelo percentual de cada candidato por grupo. 

Prefeito de Vacaria é o único voto da região em João Doria

O prefeito de Vacaria, Amadeu Boeira, é um raro tucano na Serra a contrariar a orientação do diretório estadual do PSDB e abrir voto para o principal adversário do governador Eduardo Leite nas prévias: o governador paulista João Doria. 

Na terça-feira (16), Boeira esteve em Porto Alegre durante  visita de Doria ao Rio Grande do Sul. Na coletiva de imprensa, em um hotel da capital gaúcha, foi orientado a sentar-se ao lado da esposa do governador, Bia Doria, em um dos pontos mais centrais da bancada. Ele também já gravou vídeos de apoio ao candidato paulista. 

Durante mais de 15 minutos, Boeira e Doria conversaram e alinharam estratégias para uma eventual campanha presidencial do governador, com o prefeito se colocando à disposição para auxiliar na eleição. Além disso, levou demandas do município que poderiam ser tratadas futuramente. 

— Entendo que o João Doria é o melhor nome para o PSDB e para o Brasil — definiu. 

Boeira também viajará para votar presencialmente e informou que deve participar de um jantar da candidatura de Doria, que, segundo ele, deve acontecer mesmo com uma eventual derrota. 

O QUE DIZEM:

Votam em Eduardo Leite:

Adiló Didomenico (Caxias do Sul)

"O governador Eduardo tem sido um grande parceiro nas nossas demandas. Sempre tivemos uma atenção muito grande, com repasse para os hospitais para concluirmos demandas antigas da cidade. Enfrentou as reformas que precisaram ser feitas e deu continuidade aos bons projetos do governador (José Ivo) Sartori. Uma postura dessas cai muito bem no governo federal para não haver ruptura com aquilo de bom que vem sendo construído, até porque todos os governos tem acertos e erros."

Fábio Persch (Bom Princípio)

"Vejo avanços acontecendo nos últimos anos que tornam o Estado mais competitivo e um lugar melhor. Por isso, confio no Eduardo e tenho a convicção de que ele é o melhor nome entre os três (candidatos nas prévias)."

Roberto Martin Schaefer (Boa Vista do Sul)

"Vejo qualidades no Leite e no Doria, mas pode ser que eu mude de opinião até o dia da votação. Eu, o vice-prefeito e os cinco vereadores vamos votar individualmente, cada um com a sua opinião."

Jorge Darlei Wolf (Nova Petrópolis)

"O governador Eduardo Leite é a pessoa mais bem preparada para ser presidente do Brasil. Tem feito uma excelente gestão no nosso Estado, colocou as contas em dia, o salário dos servidores, tem feito investimentos. O Brasil precisa de uma pessoa como ele, com todas as qualidades e importantes ações. Essa visibilidade que ele está tendo é algo muito bom."

Júlio Campani (São Sebastião do Caí)

"Posso garantir que quase 100% do PSDB de São Sebastião do Caí é Eduardo Leite."

Vota em João Doria:

Amadeu Boeira (Vacaria)

"João Doria é um líder nacional, tem mais condições de se eleger presidente, e por isso estou apoiando o projeto que ele representa."

Como funcionará a prévia tucana

Aptos a votar

  • Votação presencial exclusivamente para os prefeitos e vice-prefeitos; deputados estaduais e distritais; governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, senadores e deputados federais.
  • Esses grupos de tucanos participarão de evento em Brasília e poderão votar diretamente nas urnas eletrônicas fornecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral.
  • Fora de Brasília, filiados e vereadores poderão votar normalmente pelo aplicativo Prévias PSDB.
  • Só estarão autorizados a votar filiados até 31 de maio deste ano que realizarem o cadastro no aplicativo até o dia 14 de novembro. 

Colégio Eleitoral

  • Serão 4 grupos de votantes, todos com peso unitário de 25% do total de votos válidos. Os grupos terão a seguinte composição:
  • Grupo I: filiados.
  • Grupo II: prefeitos e vice-prefeitos.
  • Grupo III: deputados estaduais e distritais _ neste grupo, deputados representam 50% do peso total do grupo e vereadores, os outros 50%.
  • Grupo IV: governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, senadores e deputados federais.

Peso dos votos

  • Nos grupos I, II e IV, os votos de cada candidato são divididos pelo número total de eleitores do grupo e o resultado é multiplicado por 0,25.
  • No grupo III, os votos de cada candidato são divididos pelo número total de eleitores de cada subgrupo (deputados estaduais ou distritais e vereadores). Este resultado é multiplicado por 0,125 e, ao final, é feita a soma do resultado de cada subgrupo.

Calendário

  • 14 de outubro a 14 de novembro: período para o filiado eleitor realizar o cadastramento no sistema eleitoral eletrônico oferecido pelo PSDB e se habilitar para votar.
  • 21 de novembro: realização das prévias.

28 de novembro: realização de segundo turno se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos válidos.


​Fonte: GZH

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais