Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Governador participa de reunião virtual com prefeitos e reforça importância da fiscalização para liberação das atividades

por Almeri T Angonese

A reunião contou com a participação de secretários de Estado, integrantes da Famurs e prefeitos.

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite, se reuniu, virtualmente, na manhã da segunda-feira (5) com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeitos representantes das 27 associações regionais do Estado.  A reunião faz parte da agenda de diálogo para enfrentamento à pandemia, na pauta do encontro, estavam os planos municipais de fiscalização, os protocolos do modelo de Distanciamento Controlado, vacinação e a retomada das aulas presenciais.

“Queremos tratar sobre fiscalização para podermos dar o passo com segurança no sentido de relaxar algumas restrições, e essa é nossa vontade. O ponto objetivo é que, para darmos esse passo e permitirmos a retomada das atividades, com os necessários protocolos de distanciamento, se torna mais complexo fiscalizar. Uma coisa é fiscalizar porta fechada, a outra é ter de entrar no estabelecimento e ver se tem distanciamento, se o público máximo está sendo respeitado ou não, se estão todos usando máscara corretamente etc.”, destacou o governador.

Secretária da Saúde, Arita Bergmann lembrou que o governo está disponibilizando até R$ 4,4 milhões para que as prefeituras possam contratar novos fiscais. Além disso, ela apresentou um roteiro para auxiliar na estruturação dos planos de fiscalização dos municípios, que devem ser enviados até quinta-feira (8) ao Estado. Somente com este documento atualizado é que o auxílio financeiro será liberado. De acordo com ela, o roteiro foi elaborado por uma equipe da Secretaria Estadual da Saúde e contém normas da vigilância sanitária e vigilância em saúde. O plano precisa ter muita clareza em determinar quem é e qual o tamanho da equipe de fiscalização, dentro do que cada município dispõe em termos de profissionais.

Além disso, ela afirma que já foram recebidos mais de 320 planos, alguns muito bons e outros necessitam de um ponto de vista da execução da fiscalização. Ainda nesta semana, o Gabinete de Crise deverá estudar os planos para avaliar a possibilidade de reduzir as restrições para as atividades econômicas, uma demanda reforçada pelos prefeitos durante a reunião. As propostas de alterações deverão ser discutidas com as associações regionais antes de serem oficializadas.

O governador reforçou que “ninguém gosta de manter as atividades fechadas”, mas que a proximidade do inverno precisa ser observada com cautela, já que representa um aumento da incidência de outras doenças respiratórias e pode impactar na ocupação hospitalar. Ele acrescenta que a abertura das atividades econômicas deve ser feitas com cautela e fiscalização para que não se tenha uma situação mais crítica. “Se houver uma nova onda de coronavírus, acrescida à onda de outras doenças respiratórias, podemos ter uma tragédia, uma situação de caos absoluto. Precisamos que, em abril, a queda que estamos observando nas internações por Covid seja consistente, enquanto vamos avançando na vacinação, para termos fôlego para o inverno”, finalizou Leite.

 

 

Fonte: Governo do Rio Grande do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais