Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Conselho Municipal de Alimentação Escolar tem atuação ativa na Escola em Fagundes Varela

por Marco Aurélio Santana

O Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Fagundes Varela tem se reunido mensalmente para discutir assuntos voltados a alimentação escolar em tempos de pandemia do COVID 19. O conselho é composto por membros que representam diversos segmentos da Sociedade civil, Secretaria da educação, Pais de alunos e Poder Executivo, tendo direcionado seus esforços neste período para pensar estratégias para que a legislação que autoriza o repasse dos recursos do PNAE as famílias com crianças na Escola Caminhos do Aprender possam ter o direito à alimentação garantido.

Quando a possibilidade deste repasse de auxílio alimentação, o Conselho Municipal reuniu-se e estabeleceu alguns critérios para o recebimento do alimento por parte da família, considerando as necessidades do público a ser atingido, a quantidade de famílias a serem beneficiadas e a disponibilidade financeira.

Com o objetivo de atingir as famílias mais numerosas e que em virtude do momento atípico que estamos vivenciando, encontram-se em situação de mais vulnerabilidade social, uma parceria entre a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde e Assistência Social, através do CRAS e o Conselho de Alimentação Escolar se efetivou. Cada qual trabalhando as suas competências, mas de forma articulada. As reuniões do Conselho de uma forma muito dinâmica, proporcionam um espaço democrático de participação, informação e implementação do direito destas crianças e suas famílias de receberem este auxílio alimentação.

A Presidente do Conselho, a Assistente Social Karina Weiss, destaca a importância deste movimento: "É sempre significativo quando podemos nos reunir enquanto Conselho de Alimentação Escolar e perceber que, tanto administração como Conselho tem um mesmo objetivo, que neste caso está sendo garantir o direito mínimo de alimentação as crianças cujas famílias passam por uma situação de vulnerabilidade social em função da pandemia. Estar sensível a estas questões, ofertando uma alimentação completa, com todos os itens necessários para uma alimentação saudável e adequada, como esta que as famílias estão recebendo, para nós, que acreditamos na prioridade que a infância tem, é muito gratificante. Esta é uma ação que deverá ter continuidade até que tenhamos o retorno das crianças à Escola. ”

Cabe destacar que o repasse deste auxílio alimentação já vem acontecendo desde o mês de abril, contemplando as famílias com uma cesta básica bastante completa, que inclui vegetais, legumes, frutas, carne, biscoitos, massas entre outros itens, todos adquiridos em nosso município, possibilitando desta forma também o fortalecimento econômico do agricultor familiar e do comércio local. Alguns Conselheiros no mês de junho visitaram as famílias beneficiárias com o objetivo de ter uma devolutiva acerca da oferta e todos foram unanimes em destacar sobre a importância deste repasse, que não tem apenas um caráter material, mas também afetivo, o que foi verificado através da fala de uma das crianças: “ahhh aquela massinha da escola… que delícia… tudo que tinha lá é como na Escola!” Segundo a Secretária de Educação, Vanderleia, “é muito confortante ouvir o relato das famílias, em especial das crianças o que nos faz reafirmar o nosso compromisso com cada família, buscando contribuir no enfrentamento deste momento. Repassar algo que além de atender uma necessidade biológica que é a da alimentação, proporciona um conforto afetivo, nos faz crer que estamos no caminho certo!”

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Fagudnes Varela

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais