Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Mulheres de Veranópolis e região participaram da Marcha das Margaridas

Baixar Áudio por Alessandra Bernardi

O movimento foi realizado em Brasília e reuniu mais de 100 mil pessoas

Marcha das Margaridas.
Foto: Marta Jungs | Divulgação

Nesta quarta-feira (16), encerrou a 7ª Marcha das Margaridas, evento que reuniu mais de 100 mil mulheres em Brasília. A abertura do evento foi realizada na terça-feira (15), e teve a presença de representantes dos movimentos sindicais e de ministros do governo federal. 

Agricultoras veranenses que representam o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Veranópolis, Vila Flores e Fagundes Varela, estiveram presentes no movimento. Para a agricultora Marta Jungs, o evento é uma grande oportunidade de valorizar a figura da mulher. 

"Lutamos por saúde, previdência, educação para todos, pela participação política das mulheres, pela valorização da agricultura familiar. Somos agricultoras gaúchas firmes na luta, estamos em 23 mulheres da região da Serra Gaúcha. Nos sentimos honradas e emocionadas pela oportunidade de participar de um evento dessa grandiosidade ", destaca Marta.

Além das representantes de Veranópolis, agricultoras de municípios da Serra Gaúcha, como Carlos Barbosa, Nova Petrópolis, Caxias, São Marcos, Salvador do Sul, Barão, Farroupilha, Antônio Prado, Nova Roma do Sul e Nova Prata participaram da marcha.

Algumas demandas apresentadas no movimento são a ampliação da participação das mulheres na política, combate à violência, racismo e sexismo, autonomia econômica, além do acesso à terra e educação, bem como segurança alimentar, produção rural aliada à agroecologia e universalização da internet e inclusão digital.

O nome da marcha presta homenagem à Margarida Maria Alves, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Ela foi assassinada em 12 de agosto de 1983, a mando de latifundiários da região.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais