Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Alunos mobilizados no projeto Pulando Janelas

por Marco Aurélio Santana

O Projeto Pulando Janelas realizou em setembro a oficina Cidadania e Valorização do Espaço Público, com alunos e professores dos 7º, 8º e 9º anos da rede escolar de Veranópolis. Com mediação da Arquiteta, professora da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Secretária de Planejamento de Passo Fundo, Ana Paula Wickert, as oficinas foram pensadas conforme definições internacionais de participação de crianças no processo de pensar e planejar a cidade. Os encontros foram realizados em formato de fórum, para compreender a visão da criança sobre a cidade, suas expectativas, seu senso de pertencimento, sua visão de bairro e cidade.

As oficinas tiveram três momentos: reconhecimento, pontos turísticos e pontos de referência da cidade; Mapa Mental para identificação das relações da criança com seu percurso diário e percepção das referências urbanas; e identificação de deficiências e potencialidades na área central da cidade. Participaram dos encontros mais de 300 alunos.
Durante a Feira do Livro, que aconteceu em outubro, os mapas mentais e os desenhos da cidade ideal, confeccionados nas oficinas, além dos trabalhos realizados em sala de aula, como crônicas, pesquisas, poesias, desenhos e maquetes, foram apresentados para a comunidade através da Mostra “Pulando Janelas: Se esta escadaria fosse minha...” na Sociedade Alfredochavense.
O projeto terá sequência em 2020, com a realização de capacitações e a intervenção artística da Escadaria da Palugana confeccionada pelos alunos e professores que participaram do projeto neste ano.
As escolas participantes e a Casa Saretta continuam recebendo doação de azulejos, ladrilhos, pastilhas e porcelanatos, além de recipientes de plástico com tampas (como potes de sorvete). Durante as férias escolares, a comunidade pode fazer a entrega de sua doação na Casa Saretta.
Fonte: Prefeitura de Veranópolis

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais