Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Vendaval atinge região Central de Porto Alegre

por Ivan Sgarabotto

O temporal causou diversos prejuízos à circulação do trânsito, inclusive com quedas de árvores

Foto: Maria Ana Krack / PMPA

A forte chuva que atingiu Porto Alegre veio acompanhada com rajadas de 80Km/h nesta sexta-feira, 09. Esse episódio foi de curta duração, mas a aproximação da frente fria, que chega no domingo, 11, estimula a instabilidade com possibilidade de novos casos isolados de pancadas de chuva. De acordo com o Sistema Ceic Metroclima, a região Central da Capital foi afetada por um Downburst (vendaval). Esse fenômeno de vento destrutivo é de alcance limitado. Trata-se de uma violenta corrente de vento descendente que ao alcançar a superfície se expande de forma radial, produzindo danos.

A chuva começou às 16h10, durou menos de uma hora, e acumulou 20,60mm no Centro. O bairro Sarandi registrou 13,40mm e o Glória 5,20mm. Vários bairros da zona Sul não foram atingidos pela chuva. O temporal causou diversos prejuízos à circulação do trânsito, inclusive com quedas de árvores. Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) monitoraram a circulação nos locais mais críticos, principalmente nos cruzamentos de maior circulação de veículos para a saída do feriadão. Pelo menos 14 árvores caíram e aproximadamente 16 ruas foram bloqueadas por acúmulo de água. A falta de energia elétrica aconteceu diversos em pontos da cidade, entre eles: avenida Farrapos, entre a Câncio Gomes e Guido Mondim; Protásio Alves, imediações da Neuza Brizola; Duque de Caxias, proximidades da Catedral Metropolitana; Niterói x Cel. Neves e Niterói com Travessa Viamão.

Alagamentos: Os pontos mais críticos de alagamentos aconteceram nos seguintes locais da cidade: trechos da Sertório; Benjamin Constant x Brasil; cruzamento da Protásio Alves x Neuza Brizola; Assis Brasil x Emílio Lúcio Esteves; Voluntários da Pátria x Conceição; Bento Gonçalves x Aparício Borges; Osvaldo Aranha x Venâncio Aires; Osvaldo Aranha, imediações do Instituto de Educação, nos dois lados da via. Houve queda de árvores, ou mesmo de galhos de grande porte, com bloqueios de trânsito na João Telles x Vasco da Gama;  Ganzo nº 395; Riachuelo nº 572; João Pessoa nº 1.784;  Praia de Belas nº 1.794 e também na Ipiranga, imediações da PUC. Neste local o bloqueio à circulação foi total no sentido bairro / Centro, exigindo desvios de trânsito, com monitoramento dos agentes. As linhas de ônibus desviaram pela Cristiano Fischer, Bento Gonçalves, Salvador França, acesso à avenida Ipiranga. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais