Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Pais enfrentam a madrugada para inscrever filhos na rede municipal em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho
Fila em frente ao prédio da Prefeitura de Guaporé
Foto: Eduardo Cover Godinho

Nem mesmo a baixa temperatura para a época – 6º graus durante a madrugada e a manhã da segunda-feira, dia 23 de outubro – espantou cerca de 50 pessoas que aglomeraram-se em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Guaporé. Todos, com objetivo único: efetuar a inscrição dos filhos na rede pública municipal de ensino. Munidos de cobertas e bem agasalhados, eles vararam a noite e esperaram até as 8h30min para que pudessem efetuar o cadastro na Secretaria Municipal da Educação, localizada no 2ª andar, para tentar garantir as vagas disponíveis no Pré 1 e Pré 2. As inscrições encerram no dia 31 de outubro. As matrículas acontecem somente no mês de dezembro.

Além de bem agasalhados, todos estavam munidos com a documentação necessária (certidão de nascimento da crianças e comprovante de residência atual em nome do responsável) e dispostos. Animados, mesmo sem “pregar o olho” durante a noite, eles afirmaram: “fazemos tudo pelos filhos, pois queremos o bem deles”. Os primeiros na fila chegaram por volta das 22h30min do domingo, dia 22. Posteriormente, novas pessoas foram se acomodando, algumas com cadeiras, outras sem, e uniram-se na roda de conversa. Houve a distribuição de senha para melhor organização na hora do atendimento.

Os pais/responsáveis buscam a colocação de seus filhos em educandários próximos as suas residências e que ofereçam ensino de qualidade. O educandário com maior procura é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada Conceição, localizada no bairro Conceição. A escola conta com mais de 550 alunos e é considerada uma das melhores da rede.

A matrícula, de 4 a 8 de dezembro, obedecerá a vários critérios como o zoneamento da escola, alunos com irmãos (havendo vaga) e posição na lista de inscrição. Os pais/responsáveis saberão da vaga através de contato da secretaria da escola a qual buscou matricular os filhos.

Há vagas para todas as crianças conforme zoneamento, mas a formação da fila se dá principalmente por pais que querem escolher o educandário dos filhos. Esses, garantirão as vagas restantes após zoneamento e demais regras, por ordem de chegada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais