IDEB 2023: duas escolas de Veranópolis estão entre as 20 instituições da rede pública com melhor desempenho no estado
A EMEF Senador Alberto Pasqualini obteve nota sete para os anos finais conquistando a 8ª posição no ranking do estado e 7,4 para os anos iniciais. Já o IFRS Campus de Veranópolis, conquistou a 17ª posição com a nota de 5,6 para o ensino médio
Foram divulgados na última semana os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Município de Veranópolis está na lista das 20 instituições de ensino da rede pública que tiveram melhor desempenho no índice com duas escolas. Nos anos finais, do 6º ao 9º, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini alcançou a nota sete e conquistou a 8ª posição no ranking das escolas gaúchas. O educandário teve um desempenho significativo em relação aos últimos cinco anos. No ano de 2019, a nota foi 5.9 e em 2021, 5.8. Já nos anos iniciais, do 1º ao 5º, a EMEF também obteve destaque com a nota de 7,4.
Outro destaque é o Instituto Federal do RS Campus Veranópolis, que ocupa a 17ª posição no ranking estadual do ensino médio com a nota de 5,6.
A avaliação do governo federal avalia as taxas de aprovação escolar, que são obtidas por meio do Censo Escolar, além das médias de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Todos os 497 municípios gaúchos participam do levantamento, que acontece a cada dois anos.
Ao todo, mais de 132 mil estudantes de escolas estaduais participaram das provas no Estado. Essa foi a primeira avaliação do Inep realizada após a pandemia da Covid-19, que afetou toda a rede de ensino e diminuiu a participação dos estudantes na prova de 2021.
Obmep 2023
O IFRS Campus de Veranópolis ainda foi destaque em outra premiação neste mês de agosto. No sábado (17), representantes do Campus participaram da cerimônia de premiação da Obmep 2023 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O estudante Fernando Bós Fabro, do 2º ano Técnico em Administração, conquistou a medalha de prata nacional e a medalha de prata regional. Além disso, o educandário foi reconhecido com o troféu de “Escola Premiada" pelo desempenho geral dos nossos estudantes, alcançando o maior número de pontos no grupo participante.
Outros seis alunos receberam menções honrosas pelo excelente desempenho na Obmep 2023, são eles: Allan dos Santos Telles, Arthur Reis Moreira, Augusto Antoniolli, Matias Cortelini Zacharias, Rafael Prescendo e Romeu Antonio Ambrosini Tonin.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), possui o objetivo de incentivar o estudo da Matemática entre estudantes dos níveis fundamental e médio de ensino. Os participantes que se destacam nas provas da Obmep são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze (nacional e regional) e menções honrosas.
Comentários