Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Fórum Municipal da Cultural ocorre em Veranópolis no mês de agosto

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

No dia 08 de agosto, das 18h às 22h, no Salão Nobre da SOAL, a Secretaria de Turismo e Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural e do Patrimônio Histórico e Cultural - CMPC/COMPAC - realizam o Fórum Municipal da Cultura. 

Com a temática Cultura, Identidade e Inserção Social, o fórum é um espaço de articulação, intervenção, troca de experiências e debates, proporcionando o desenvolvimento cultural dentro de processos integrados com outras áreas. O evento terá palestra sobre a temática e momento de avaliação do atual setor cultural de Veranópolis, além da construção de alternativas para as políticas culturais do Município, subsidiando o Plano Municipal da Cultura.

O Fórum Municipal da Cultura tem entrada gratuita sem necessidade de inscrição prévia. Pretende reunir no mesmo espaço artistas, produtores, agentes culturais, conselheiros, legisladores, gestores, investidores, organizações da sociedade civil, público consumidor e comunidade em geral da cultura. Será um momento de sensibilização e articulação, com a proposta de fomentar os setores culturais do município, sendo: artes visuais (pintura, gravura, escultura, desenho e imagem digital; arquitetura e urbanismo; arquivo público e histórico; audiovisual; circo; cultura indígena; dança; design; empresas, produtores, empreendedores, agentes e trabalhadores da cultura; equipamentos culturais (museus, centros culturais, bibliotecas, teatros, cinemas, galerias); etnias; expressões artísticas culturais afro-brasileiras; folclore, culturas populares e tradicionais; livros, leitura e literatura; moda; música e patrimônio material e imaterial.


O Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural e do Patrimônio Histórico e Cultural - CMPC/COMPAC, Dirceu Andriolli, salienta: “O conselho de cultura atua de diversas formas promovendo a difusão das manifestações culturais no município. Para que este papel se torne mais eficaz, estamos propondo uma reestruturação do mesmo, visando ampliar de forma significativa a representatividade de todos os setores culturais do município, que são muitos. Por isso a importância da participação de todos ligados à cultura de forma geral para que participem do Fórum Municipal da Cultura. É a hora, e vez, em que as pessoas ganharão voz, pois uma das tarefas do conselho é dar voz às manifestações culturais. É um momento único, sendo muito importante a participação efetiva de todos. Ainda, o conselho tem como tarefa oportunizar formação para os agentes culturais e artistas do município, oportunizando a formação para criação de projetos para que as entidades e artistas possam concorrer em editais captando seu próprio recurso para levar suas ideias para a comunidade”.

A programação é uma realização do Conselho Municipal de Política Cultural e do Patrimônio Histórico e Cultural - CMPC/COMPAC - e da Secretaria de Turismo e Cultura. Conta com o apoio da Câmara de Vereadores e do Instituto Brasileiro da Pessoa.

Curso Projetos Culturais

Nos dias 20, 21 e 22 de agosto, das 18h às 22h, acontece o Curso Projetos Culturais, direcionado para as organizações da sociedade civil, como entidades culturais, sociais e assistenciais, organizadores de eventos, artistas, grupos culturais, produtores e agentes culturais, instrutores e monitores de projetos sociais, investidores e interessados da comunidade. Os três módulos contemplam: palestra sobre humanização nas relações e contextualização dos projetos, oficina com o passo a passo de diferentes projetos, captação de recursos, realização do projeto e prestação de contas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até dia 15 de agosto através do e-mail [email protected] o pelo link https://www.eventbrite.com.br/e/curso-projetos-culturais-tickets-66185630001 


Agenda:

- FÓRUM MUNICIPAL DA CULTURA: Cultura, Identidade e Inserção Social
Dia 08 de agosto (quinta-feira)
Das 18h às 22h
Salão Nobre da SOAL - Av. Pinheiro Machado,770 - Centro
ENTRADA GRATUITA
Informações: Secretaria de Turismo e Cultura - (54) 3441-2232 - [email protected]

- CURSO PROJETOS CULTURAIS
Dias 20, 21 e 22 de agosto
Das 18h às 22h
ACIV - Alameda Santos Dumont, 525 - Femaçã
INSCRIÇÕES GRATUITAS até dia 15 de agosto através do link https://www.eventbrite.com.br/e/curso-projetos-culturais-tickets-66185630001
Informações: (54) 3441-2232 ou 3441-5953 / [email protected]

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais