Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Colheita da soja confirma perdas e safra de inverno vira única aposta do produtor gaúcho

por Cida Cardoso Valna
Foto: Reprodução | Internet

O Rio Grande do Sul enfrentou falta de chuvas entre os meses de outubro de 2021 e fevereiro de 2022, o que impactou a produtividade da safra de soja dos referidos anos, que já foi 45% colhida até o momento.

Em contrapartida, apenas em março, o acúmulo de chuvas foi de 200 mm em todo o Estado, mais do que os cinco meses anteriores, dificultando o avanço da colheita tirando qualidade dos grãos, e consequentemente aumentando o índice de descontos na entrega.

Segundo o engenheiro agrônomo e consultor da Aprosoja RS, José Domingos Teixeira, a amplitude de produtividades está muito alta, com pelo menos 2 milhões de hectares produzindo apenas 8 sacas por hectare e alguns pivôs de irrigação indo até à 70 sc/ha.

Diante deste cenário negativo da soja, a única ficha no bolso do produtor gaúcho passa a ser a safra de inverno, que deverá ter aumento de área cultivada para o trigo e para a canola, mesmo com custos de produção muito elevados. Teixeira destaca que para o trigo, por exemplo, o custo em 2022 será de 56 sacas por hectare.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais