Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Cerca de 20% das famílias na região de Veranópolis já fizeram o Cadastro Ambiental Rural

por Davi Trintinaglia

Existe a possibilidade do CAR ser prorrogado

O Cadastro Ambiental Rural pode ser prorrogado, uma vez que o prazo encerra em 5 de maio e a busca está abaixo da esperada. Quem não fizer pode perder o Seguro Agrícola e outros benefícios. No Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Veranópolis, Vila Flores e Fagundes Varela, são apenas cerca de 20% de famílias que já fizeram o CAR, o que representa um índice baixo levando em consideração o prazo restante.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

O CAR é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas. O cadastro fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.

Ouça o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Veranópolis, Vila Flores e Fagundes Varela, Eugênio Zanetti.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais