Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Ipacol ficou entre os melhores da Terra na Expointer

por Marco Aurélio Santana

A premiação ocorreu na 39º Edição da Feira

Foto: Arquivo Pessoal Carlos Alberto Spanhol

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra, maior premiação da América do Sul para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas, anuncia os vencedores da sua 33ª edição.  A premiação busca incentivar o desenvolvimento sustentável, a inovação e a excelência do agronegócio, além de oferecer ao mercado a oportunidade de conhecer o que existe de melhor em máquinas, equipamentos e componentes de uso agrícola fabricados no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.


"O Prêmio Gerdau Melhores da Terra reconhece o que há de melhor no setor de máquinas e equipamentos agrícolas, incentivando a inovação, a excelência e a produtividade no campo", afirma o Vice-Presidente Executivo da Gerdau, Guilherme Gerdau Johannpeter. De acordo com o coordenador da Comissão Julgadora e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Renato Levien, o investimento em agricultura de precisão foi o grande destaque desta edição. "Essa iniciativa contribui para a melhoria das condições de trabalho e na qualidade da operação no campo. O Brasil, atualmente, está entre as nações com melhores tecnologias, o que pôde ser percebido pela qualidade dos produtos de fabricantes brasileiros inscritos no prêmio", garante. 

Confira os vencedores:

​Categoria Destaque

Dividida em Agricultura Familiar e Agricultura de Escala, a categoria Destaque reconhece o desempenho de máquinas e equipamentos com, no mínimo, dois anos de existência no mercado e em uso no campo, avaliados in loco pela Comissão Julgadora. Trata-se de uma vitrine para o mercado do que existe de melhor em máquinas, equipamentos e componentes de uso agrícola. Além disso, a participação nessa divisão do prêmio proporciona às empresas inscritas a oportunidade de aprimorar produtos e serviços a partir das avaliações técnicas realizadas pela Comissão Julgadora, composta por especialistas em ciências agrárias das principais instituições do Brasil e da Argentina.

Nessa edição, para realizar as avaliações, a Comissão Julgadora percorreu mais de 44 mil quilômetros no Brasil, Uruguai e na Argentina, entrevistando 247 usuários dos equipamentos, em 185 municípios. Desde a primeira edição do prêmio, já foram percorridos mais de 900 mil quilômetros e entrevistados 7.578 mil usuários.

Na divisão Agricultura de Escala, dois equipamentos foram premiados. O Troféu Ouro ficou com a Extratora de Grãos Outgrain 215, fabricada pela Marcher Brasil Agroindustrial S/A, de Gravataí (RS). O equipamento foi desenvolvido para a retirada de grãos armazenados em silos-bolsa, transferindo-os para caminhões. O representante para a região deste equipamento é o veranense Jairo Mazzarollo.

O Troféu Prata da divisão Agricultura de Escala da categoria Destaque foi concedido ao Ninho Coletivo de Produção de Ovos Férteis modelo MB, da empresa Big Dutchman Brasil Ltda, de Araraquara (SP). O produto otimiza a produção de ovos férteis em escala para atender à demanda da cadeia produtiva da avicultura, atividade na qual o Brasil se destaca como o maior exportador mundial de carne de frango.

A divisão Agricultura Familiar também conta com dois vencedores. O Troféu Ouro foi concedido ao Vagão Forrageiro Misturador Hidráulico VFMH 1.5, fabricado pela Ipacol Máquinas Agrícolas Ltda, de Veranópolis (RS). A máquina atende a um segmento de mercado de agricultores que trabalham com pecuária leiteira e pequenos confinamentos de bovinos para carne, atividades características da agricultura familiar no Brasil. Seus principais atributos são a facilidade e a rapidez na retirada da silagem dos silos, a mistura homogênea com a ração e a facilidade na distribuição da mistura nos cochos de alimentação. Além disso, a máquina é robusta, segura, de fácil operação e manobrabilidade, além de exigir pouca manutenção e contar com assistência técnica qualificada. É acoplada ao sistema hidráulico de três pontos de tratores de baixa potência, geralmente disponíveis nas propriedades que trabalham com agricultura e pecuária familiar. A máquina contribui para reduzir o esforço físico na alimentação diária dos animais e, consequentemente, aumentar a produção e a qualidade do leite e da carne produzidos nas propriedades de agricultura familiar no Brasil.

O vencedor do Troféu Prata da divisão Agricultura Familiar foi o Mixer M85 Vertical, da empresa Mary SRL, de Soriano, localizada no Uruguai. A máquina atende produtores com pequenas e médias propriedades familiares ligadas principalmente à produção de leite, de bovinos de corte e ovinos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Gerdal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais