Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
Música e Informação
20:00:00
 
 

Chuvas intensas no final de semana causam mais transtornos no interior e mobilizam equipes em diversos distritos

por Clayton Camargo

Trabalhos vão desde ação preventivas à abertura de vias interditadas

Foto: Divugação/SMOSP

Neste final de semana, 11 e 12 de maio, as regiões do interior de Caxias do Sul enfrentaram uma nova onda de chuvas torrenciais, demandando ação imediata por parte das equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) e Suprefeituras. As precipitações, que já vinham castigando algumas áreas nos últimos dias, intensificaram-se, resultando em mais deslizamentos de terra e sérios danos em diversas localidades.

Os distritos mais atingidos foram aqueles situados na zona de encostas do município como Galópolis, Vila Cristina, Vila Oliva, Santa Lúcia do Piaí e Forqueta. Nestas áreas, os estragos foram graves devido à falta de cobertura vegetal, resultante de deslizamentos anteriores.

As equipes das Subprefeituras efetuaram rondas e mobilizaram-se para atender aos chamados da população e implementar medidas emergenciais. Dentre as ações realizadas, destacam-se a liberação de passagens para moradores em áreas isoladas, reparos em trechos danificados de estradas e remoção de obstáculos para evitar o isolamento de comunidades inteiras.

No sábado, em Vila Oliva, a cabeceira de uma ponte sobre o Arroio Monjolo cedeu, deixando três famílias isoladas. A Subprefeitura enviou equipes ao local para sinalizar a área e iniciar os trabalhos de recuperação, após avaliação técnica. Em Criúva, na Estrada Municipal Professora Noêmia Terezinha Padilha Savichi foram realizados serviços para remover barreiras que bloqueavam a via.

No domingo, novas ocorrências foram registradas em Vila Cristina, onde quedas de barreiras na Estrada Municipal 92 exigiram a intervenção das equipes para liberar a passagem e informar os moradores sobre os riscos. Em Santa Lúcia do Piaí, transbordamentos de arroios interditaram estradas, como a Estrada Municipal Padre Ari Camelo.

Em Vila Oliva foi interditada em novos pontos a Estrada Municipal Luiz Daneluz, que liga à ponte do Raposo e foi removida uma barreira na Estrada Municipal Firmino Frizzo. Também houve registro de alagamentos na área central de sede do distrito. Já em Vila Seca, as ligações entre comunidades foram interrompidas devido à cheia dos arroios Sepultura e Korff.

Em Fazenda Souza, a Estrada Municipal Firmino Bossardi, que liga à comunidade São Roque, apresentou sérias rachaduras, exigindo reforço na sinalização e a recomendação de evitar o tráfego de veículos pesados até segunda ordem, devido aos riscos de deslizamentos. 

Diante do cenário, a população é orientada a permanecer em casa, saindo apenas em caso de extrema necessidade, devido às condições precárias das vias e aos riscos de novos incidentes. A SMOSP continua monitorando a situação e trabalhando para minimizar os impactos das chuvas na região.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais